Notícias
Sílvia Ferreira, estudante do Mestrado em Administração Pública, foi distinguida com o Prémio Beatriz Lebre 2025.
A cerimónia de entrega da 2.ª edição do Prémio realizou-se no passado dia 6 de junho na Sala de Atos da Reitoria do Iscte. Este ano, foi distinguida a estudante Sílvia Ferreira que tem vindo a desenvolver trabalho junto de pessoas com menos acesso ao conhecimento, desde jovens a mães institucionalizadas, em temas como capacitação financeira, gestão e empreendedorismo. "É uma forma de devolver à comunidade aquilo que tenho tido o privilégio de aprender.", afirma a estudante.
A cerimónia contou com intervenções da Professora Maria de Fátima Ferreiro, Vice-Reitora para o Ensino e Acreditações, Henrique Lage, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico e Representante dos Estudantes, Gonçalo Gil, Diretor-Geral da Forum Estudante, Paula Lebre, mãe de Beatriz Lebre, Ana Vanessa Veiga, vencedora da 1.ª edição do Prémio, o Professor Alexandre Almeida, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico e Representante dos Docentes, e a Professora Sónia Pintassilgo, Presidente do Conselho Pedagógico à data.
Um dos momentos mais emotivos do evento foi o discurso de Paula Lebre que reforçou a importância de ser solidário perante o outro: "Viver o quotidiano focados nas nossas tragédias pode ser compreensível e legítimo, mas serão vidas insuficientes e redutoras se não houve dedicação aos outros que dependem de nós e de quem nós também dependemos. E, na verdade, todos dependemos de todos.". No final, agradeceu ao Iscte e à Forum Estudante por "usar a existência de Beatriz Lebre como contributo na construção de existências de outras vidas porque afinal de contas, a ameaça não está na diferença, ela pode estar apenas ao nosso lado.". O discurso completo pode ser lido na página do Prémio.
Criado com o apoio do Conselho Pedagógico do Iscte e da Forum Estudante, o prémio pretende distinguir estudantes que se destacam pela sua integridade, ética e cidadania ativa, homenageando a memória de Beatriz Lebre.