ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
O Mestrado em Economia Política distingue‑se pela análise crítica de temas económicos contemporâneos com grande relevância social, como as desigualdades económicas e sociais; os processos de integração económica europeia e internacional; as crises cíclicas do capitalismo; a regulação do trabalho na era digital; as alterações climáticas e a sustentabilidade; a centralidade do sistema financeiro no capitalismo contemporâneo; bem como a emergência do populismo e da extrema‑direita em diferentes contextos nacionais e internacionais.
Para estudar estes fenómenos, o programa adopta uma perspetiva plural e interdisciplinar, tanto do ponto de vista teórico como metodológico, articulando contributos da economia, da ciência política, da sociologia, da história, dos estudos do desenvolvimento e de outras ciências sociais.
Este é o primeiro mestrado em Economia Política em Portugal, acompanhando a tendência internacional de criação de novos programas de estudo nesta área e reforçando o papel do Iscte no debate público sobre os grandes desafios económicos e políticos contemporâneos.
Lecionado integralmente em inglês, o mestrado beneficia de parcerias com investigadores e universidades estrangeiras com programas afins, promovendo a internacionalização de estudantes e docentes através de seminários, unidades curriculares partilhadas e oportunidades de mobilidade.
O curso destina‑se sobretudo a titulares de licenciatura em Economia, Ciência Política, Relações Internacionais ou Sociologia, que constituem as áreas de formação de referência na seleção de candidatos. Dirige‑se igualmente a diplomados em Direito, Administração Pública, Políticas Públicas, História, Estudos de Desenvolvimento, Antropologia, Estudos do Ambiente, Filosofia Política, Estudos Europeus, Gestão e Finanças, bem como a candidatos de outras áreas próximas das ciências sociais que demonstrem motivação e percurso adequados para o estudo da Economia Política.
O horário diurno torna este mestrado particularmente adequado para estudantes que ainda não exercem uma atividade profissional a tempo inteiro, sem excluir candidatos que trabalham, desde que disponham de flexibilidade para frequentar as aulas.
Os estudantes do mestrado têm sido especialmente ativos em iniciativas de trabalho colaborativo. Entre elas destaca‑se o jornal dos estudantes de Economia Política, que publica ensaios e artigos de opinião sobre temas centrais desta área e está aberto à participação de todos os alunos inscritos no programa. https://pestudentsjournal.wixsite.com/home
2026/2027
| Unidades curriculares | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| A Constituição Social da Economia | 1 | 6.0 |
| Economia Política Comparada | 1 | 6.0 |
| Economia Política Internacional | 1 | 6.0 |
| Leituras em Economia Política | 1 | 6.0 |
| Estados e Mercados na Teoria Económica | 2 | 6.0 |
| Seminário de Investigação em Economia Política I | 2 | 6.0 |
Optativas recomendadas
| Unidades curriculares | Semestre | ECTS |
|---|---|---|
| Dissertação em Economia Política Trabalho Final | 1 | 48.0 |
| Métodos Econométricos I Parte Escolar > Optativas > Métodos de Investigação | 1 | 6.0 |
| Métodos de Estudo de Caso em Economia Política Parte Escolar > Optativas > Métodos de Investigação | 1 | 6.0 |
| Métodos de Pesquisa em Antropologia Parte Escolar > Optativas > Métodos de Investigação | 1 | 6.0 |
| Seminário de Investigação em Economia Política II | 1 | 6.0 |
Optativas recomendadas
O corpo docente do mestrado é constituído por professores e investigadores do Iscte com larga experiência de ensino e de pesquisa em Economia Política, provenientes das áreas científicas da Economia, da Sociologia, da Ciência Política e dos estudos do desenvolvimento. Muitos integram unidades de investigação reconhecidas e avaliadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia como excelentes, como o DINÂMIA’CET‑Iscte e o CIES‑Iscte, garantindo a articulação permanente entre a docência e a investigação.
A equipa docente cobre quer as unidades curriculares obrigatórias, quer um conjunto alargado de optativas especializadas, permitindo aos estudantes construir percursos diferenciados em temas como finanças, políticas públicas, mercado de trabalho, desigualdades, populismo ou crise ecológica.
Entre os docentes responsáveis por optativas recomendadas destacam‑se, entre outros, Mariana Mortágua (Economia Política da Financeirização), João Carvalho (A economia política dos partidos de extrema-direita: uma perspetiva global) e Cristina Sousa (Economia política da crise ecológica), cuja experiência académica e profissional reforça o carácter interdisciplinar e crítico do programa.
2025/2026
Ao analisar os principais temas económicos contemporâneos a partir de uma perspetiva plural e interdisciplinar, o Mestrado em Economia Política prepara os estudantes para desempenharem funções qualificadas em vários contextos institucionais. Os diplomados podem trabalhar no sector privado (empresas de consultoria, instituições financeiras, jornalismo económico), na administração pública central e local, em instituições europeias, em organizações internacionais e em organizações não‑governamentais internacionais.
O mestrado constitui igualmente uma via de preparação sólida para prosseguir estudos ao nível de doutoramento em Economia Política. Existe uma articulação estreita com o Programa Doutoral em Economia Política, criado em 2019‑2020, desenvolvido em parceria pelo Iscte, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management.
A combinação entre formação teórica, treino de métodos de investigação e análise crítica de políticas públicas permite aos graduados atuar em áreas como análise económica e de políticas, planeamento e avaliação de programas, consultoria, investigação aplicada e comunicação de temas económicos e políticos a públicos especializados e não especializados.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E SERIAÇÃO
A seleção e seriação dos candidatos baseia‑se na relevância da formação de base, na média final da licenciatura, na experiência profissional e na motivação para o mestrado, de acordo com critérios aprovados pela Comissão de Análise de Candidaturas. A informação detalhada sobre estes critérios, incluindo o peso relativo de cada dimensão e a lista de áreas disciplinares consideradas mais relevantes, está disponível na página de candidaturas do Iscte.
Consulte os critérios de avaliação e outras informações importantes sobre a candidatura AQUI.
DOCUMENTOS A APRESENTAR NA CANDIDATURA
A candidatura realiza-se exclusivamente online. É obrigatório anexar os seguintes documentos:
Declaração individual sobre domínio da língua inglesa
*Os candidatos que se encontrem a finalizar a licenciatura devem anexar uma declaração de honra, em minuta disponibilizada na plataforma, em alternativa ao diploma.*
Os candidatos que não apresentem os documentos acima indicados serão transitados para a fase seguinte. Caso não entreguem a documentação em falta até ao fim das candidaturas da fase subsequente, serão excluídos. Os candidatos que não sejam admitidos por falta de vagas poderão ser considerados para a fase seguinte, de acordo com as regras gerais de candidatura do Iscte.