ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Novo Iscte-Conhecimento e Inovação abre universidade à cidade

2023-07-11
Publicado por
Gabinete de Comunicação


O novo complexo edificado do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, dedicado aos centros de investigação e à inovação, tem hoje (12/7), a sua cerimónia pré-inaugural, à qual se associaram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e a presidente da CCDR,  Teresa Almeida (a ministra da Coesão não pode estar presente por imprevistos de agenda). O evento incluiu uma simbólica visita às futuras instalações, conduzida pela reitora Maria de Lurdes Rodrigues.

O novo edifício recupera e integra o antigo edificado do IMTT que existia no local e que, agora, sem muros para a avenida das Forças Armadas, permite que o campus do Iscte crie uma abertura de ligação entre a cidade universitária e a cidade. Em simultâneo, o Iscte - que sempre foi conhecido como a universidade da avenida das Forças Armadas - adquire finalmente um n.º postal, 40 - como referiu a reitora, durante a cerimónia.

“A entrada em funcionamento em Lisboa de um edifício reconstruído segundo os princípios da New European Bahaus, bem como a abertura do campus do Iscte à cidade, tem um grande valor simbólico na vida desta instituição, e na de Lisboa, que merece ser assinalada”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues.

“Este novo interface do Iscte com o tecido urbano cria condições para o trabalho colaborativo que hoje é tão importante nas universidades, cruzando as áreas das engenharias, tecnologias e arquitetura com as ciências sociais e comportamentais, a economia e a gestão. O Iscte – Conhecimento e Inovação é a concretização em Lisboa dos conceitos académicos, arquitetónicos e urbanísticos da ‘Universidade sem muros’, os quais promovem a interação da academia com o tecido social e económico envolvente”.

A  estrutura tem como objetivo “fornecer soluções integradas de transferência de conhecimento sobre a sociedade, as organizações, as empresas e a administração pública”. Este novo centro de valorização e transferência de tecnologia Irá acolher oito unidades de investigação (BRU, CEI, CIES, CIS, Dinâmia'CET, ISTAR, CRIA e IT), três laboratórios associados, três laboratórios associativos, nove observatórios e dez laboratórios Iscte.

O Iscte-Conhecimento e Inovação foi financiado pelas verbas europeias do Portugal 2020, tendo o projeto sido desenvolvido por uma equipa coordenada pelo vice-reitor, arquiteto Bernardo Pizarro Miranda, que contou com a colaboração de estudantes de Arquitetura do Iscte.


Pré-inauguração do edifício Iscte - Conhecimento e Inovação