ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
No âmbito do projeto InCITIES, o Iscte aderiu à Carta Europeia do Investigador e ao Código de Conduta para o Recrutamento de Investigadores, formalizando o compromisso de reconhecer e valorizar a importância das atividades de investigação na nossa instituição.
Na preparação da candidatura para a obtenção da certificação associada aos princípios expressos na Carta & Código - Human Resources Excellence for Research (HRS4R) - estão em curso várias iniciativas, tendo em vista a melhoria dos processos de recrutamento e das condições de trabalho dos investigadores que desenvolvem atividades nas Unidades de Investigação do Iscte.
O Inquérito aos/às investigadores é uma das primeiras iniciativas e pretende efetuar o diagnóstico da situação atual do Iscte, tendo em vista a criação de um ambiente de trabalho estimulante e favorável à produção, transferência e partilha de conhecimento, bem como ao desenvolvimento profissional dos investigadores.
A certificação Human Resources Excellence for Research é atribuída às organizações que, após uma análise interna (Gap Analysis) relativa ao cumprimento dos 40 princípios da Carta & Código, definem um conjunto de ações (Action Plan) para melhorar as suas práticas; um processo contínuo e evolutivo ancorado na Estratégia de Recursos Humanos para Investigadores (HRS4R). Neste sentido, os contributos recolhidos neste inquérito serão utilizados na elaboração do Plano de Ação.
A auscultação abrange cerca de 560 investigadores com diferentes enquadramentos contratuais. O inquérito é anónimo e está disponível até 31 de maio.