ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Departamentos

Apresentação

O Departamento de Matemática visa a criação, transmissão e aplicação de conhecimentos no domínio da Matemática. É objetivo do departamento promover de forma clara e realista o papel preponderante da Matemática no desenvolvimento da Ciência e no quotidiano de todos nós, considerando fundamental a obtenção de conhecimentos sólidos que potenciem a sua utilização na resolução de problemas concretos, nomeadamente no desenvolvimento de novas tecnologias, quer num contexto empresarial quer no apoio à investigação. 

O Departamento de Matemática (DM) do Iscte está integrado na Escola de Tecnologias e Arquitetura (ISTA), assegurando atividades de ensino e de investigação, bem como de divulgação e prestação de serviços à comunidade.
 
Inserido numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país, o DM conjuga uma larga experiência no ensino da Matemática com produtividade científica reconhecida nacional e internacionalmente. 
 
A atividade de docência do DM é transversal à maioria dos departamentos do Iscte e o seu corpo docente leciona um conjunto variado de unidades curriculares nos cursos de 1º, 2º e 3º ciclos . 
 
O DM, conjuntamente com a IBS e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), é responsável pelo Mestrado em Matemática Financeira. Alguns docentes colaboram na lecionação em mestrados e doutoramentos/programas doutorais da IBS e da ISTA, nomeadamente Master in International Management, Mestrado em Ciências da Complexidade (em colaboração com a FCUL), Mestrado em Gestão de Serviços e Tecnologia, Doctor of Business Administration e Doutoramento em Ciências da Complexidade (em colaboração com a FCUL). 
 
O ensino ministrado garante a formação fundamental em Matemática e o contacto com diversas ferramentas computacionais adequadas à exploração dos conteúdos programáticos (MatLab, Maple, Mathematica, SPSS, Stata, Eviews, entre outras). São privilegiadas as abordagens que permitam aos alunos desenvolver capacidades de abstração, raciocínio e espírito crítico, necessárias à resolução de problemas.
 
Alguns dos seus membros são autores de livros de apoio científico-pedagógico em Matemática. 
 
Os membros do DM desenvolvem a sua atividade de investigação em ligação com vários centros de investigação portugueses e estrangeiros, participando em diversos projetos financiados pela FCT e pela Comunidade Europeia (Projeto Europeu COST). A atividade científica reflete interesse em diferentes áreas da Matemática e desenvolve-se quer de forma teórica quer com uma forte componente aplicativa, em variados campos como a Engenharia, a Gestão, a Economia, as Finanças, o Marketing e as Ciências Naturais. 
Tem sido relevante o envolvimento dos professores do DM na orientação e coorientação de teses de mestrado e de doutoramento realizadas no Iscte e noutras Universidades, bem como na participação em júris académicos e em trabalhos de referee em revistas e conferências nacionais e internacionais

Luís Carvalho
Luís Carvalho
Diretor
Docentes
Apresentação

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo do Iscte (DAU-Iscte), foi criado em 2007 na sequência da área de Arquitetura e Urbanismo ter sido estabelecida no Iscte em 1999 com a Licenciatura em Arquitetura. A origem da área de Arquitetura e Urbanismo deu-se com a criação do Mestrado em Desenho Urbano em 1995, que funcionou durante alguns anos em articulação com os departamentos de Sociologia, Antropologia e Economia.

Atualmente o DAU está integrado na Escola de Tecnologias e Arquitetura do Iscte (ISTA) num campus universitário de referência situado no centro de Lisboa e projetado em diferentes fases pelo arquiteto Raúl Hestnes Ferreira.

O DAU reúne várias áreas científicas como: Arquitetura, Urbanismo, Desenho, Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, Tecnologias de Arquitetura e Geografia e integra um corpo docente de 20 professores e investigadores doutorados que, para além das atividades letivas, exercem atividades de investigação associadas aos diferentes Centros de Investigação do Iscte como o DINÂMIA’CET-Iscte, (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território), o ISTAR-IUL (Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura), o CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) e o CRIA-Iscte (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).

A área de Arquitetura dispõe de um laboratório de fabricação digital (Vitruvius FabLab) que trabalha a partir de tecnologia e ferramentas digitais potenciando novas abordagens para os processos criativos inerentes à prática da arquitetura.

Os principais produtos de ensino do DAU são o Mestrado Integrado em Arquitetura onde se pretende uma íntima articulação entre formação teórica e prática ligado à prática profissional e o Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos onde a articulação da docência com a investigação estão bastante presentes.

Dado o carácter multidisciplinar da arquitetura e do urbanismo a inserção do DAU no Iscte, onde as ciências sociais e económicas, as tecnologias e a gestão consideradas áreas de excelência no panorama nacional, permite que a formação e a investigação em arquitetura e urbanismo se articulem com outras disciplinas constituindo uma alternativa aos atuais modelos de formação em arquitetura e urbanismo.

Docentes
Apresentação

O Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação (DCTI) foi criado em 1988 e atualmente é o maior departamento do Iscte com 60 docentes doutorados. Apesar de ser um departamento jovem no panorama universitário nacional, os docentes do DCTI foram responsáveis pela criação, com enorme sucesso, de vários cursos da ISTA pioneiros a nível nacional, nomeadamente, a Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas em 1989 e a Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática em 1998 (o primeiro do seu género a nível nacional).

As competências dos docentes do DCTI centram-se essencialmente nas áreas científicas das Ciências da Computação, Informática, Sistemas de Informação, Electrónica e Telecomunicações, assegurando a docência da grande maioria das unidades curriculares nos 12 cursos de vertente tecnológica da ISTA, tendo estes cursos uma empregabilidade superior a 99% das melhores a nível nacional. Este elevado nível de empregabilidade é o resultado de um esforço contínuo dos docentes do DCTI para ajustar a estrutura curricular e os conteúdos dos vários cursos de vertente tecnológica da ISTA, em permanente articulação com o mercado de trabalho e com as melhores práticas a nível internacional. Para tal, é efectuada uma auscultação frequente dos principais empregadores com o objectivo de perceber as suas necessidades e de as fazer reflectir nas evoluções curriculares dos cursos. É fundamental para a concretização deste objectivo, a proximidade dos docentes às empresas, bem como às principais associações profissionais nacionais e internacionais da área, como a Ordem dos Engenheiros (OE), o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e a Association for Computing Machinery (ACM).

Além dos cursos da ISTA, os docentes do DCTI são também responsáveis por leccionar várias outras unidades curriculares da área das Ciências e Tecnologias da Informação, mas de âmbito mais transversal, em cursos da responsabilidade de outras escolas no Iscte.

Para além da vertente pedagógica de elevada qualidade, reconhecida quer a nível nacional quer internacional, os docentes do DCTI também desenvolvem actividades de investigação e desenvolvimento de topo nas respectivas áreas científicas em vários centros de investigação dos mais prestigiados do País, dos quais se destacam o Instituto de Telecomunicações (IT), o Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitectura (ISTAR) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), entre outros.

O reconhecimento das capacidades pedagógicas e científicas dos docentes do DCTI, consubstancia-se no elevado número de parcerias com outras universidades e empresas (nacionais e estrangeiras) quer ao nível de intercâmbio de estudantes em programas ERAMUS e IAESTE, quer em projectos de investigação e desenvolvimento – de âmbito nacional e internacional – também tipicamente realizados em parceria com outras instituições universitárias e empresas.

O elevado nível de competências pedagógicas e científicas dos docentes do DCTI permite assegurar o mais avançado e estimulante ambiente de ensino em todas as unidades curriculares onde leccionam, permitindo que os alunos desenvolvam ao máximo as suas capacidades para enfrentarem o futuro profissional com confiança através de uma formação sólida, moderna e reconhecida a nível nacional e internacional.

Pedro Ramos
Pedro Ramos
Diretor
Docentes