ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Iscte distinguido com Ordem da Instrução Pública

2020-12-17
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu esta quarta-feira ao Iscte o título honorário da Ordem da Instrução Pública, numa cerimónia comemorativa do 48.º aniversário da nossa instituição.

O Chefe de Estado afirmou na presença da Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, que o Iscte teve um enorme papel de "coragem na luta pela relevância das ciências sociais, na atenção ao permanente diálogo entre a teoria e a realidade, entre o doméstico e o cosmopolita, entre o revisitar das raízes e o querer e saber inovar". Para Marcelo Rebelo de Sousa, o Iscte caracteriza-se pela "qualidade dos mestres", pelo "espírito solidário e projeção intergeracional" e por "nunca renunciar à ambição maior" manifestando "insatisfação perante o sonhado e já feito".  "Por estes 48 anos que todos lhe devemos, que todos vos devemos, entendo ser de óbvia justiça o agraciamento com o título honorário da Ordem da Instrução Pública", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa..

Além de assinalar o 48.º aniversário do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, esta foi também uma cerimónia de doutoramento 'honoris causa' de José Pacheco Pereira, António Correia de Campos e Nuno Portas, que esteve representado pelo 

A Ordem da Instrução Pública destina-se a galardoar "altos serviços prestados à causa da educação e do ensino".  É uma ordem honorífica Portuguesa atribuída com origem em abril de 1927 com a criação da Ordem da Instrução e da Benemerência, que foi desdobrada surgindo em 1929 a actual Ordem da Instrução Pública.

Com esta distinção, o Iscte - Instituto Universitário de Lisboa torna-se a única universidade pública como Membro Honorário desta ordem honorífica.