ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
A segunda edição dos Encontros com a História realiza-se a 20 e 21 de fevereiro de 2026 no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Na comissão organizadora estão, entre outros investigadores, a Professora Emérita do Iscte Miriam Halpern Pereira e o presidente da Associação de Professores de História, Miguel Monteiro de Barros.
A sessão de abertura dos Encontros com a História inclui uma conferência de José Pacheco Pereira sobre Protesto Urbano e Operário (meados do século XIX até 1974).
Além de ser um evento aberto à sociedade, os Encontros com a História são também um curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/ACC-137923/25), com um formato que inclui conferências, mesas-redondas, projeção do filme Fantasia Lusitana (65’) e ainda uma exposição documental.
O filme é um documentário histórico (2010), de João Canijo. Relata que Portugal viveu a Segunda Guerra Mundial dentro de um mundo de fantasia, uma vez que a propaganda do Estado Novo criou aos portugueses um nível de irrealidade em que o contexto violento da guerra era algo considerado muito longínquo.
É também inaugurada a Exposição Mulheres e Resistência – Novas Cartas Portuguesas e outras lutas, organização do Museu do Aljube.
Para os professores de História conseguirem a certificação desta ação de formação de 18h é necessária inscrição no site do encontro.
É possível assistir aos Encontros com a História em regime livre, preenchendo este formulário.