ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Apresentação

O Departamento de Economia Política privilegia uma atenção contínua aos desafios colocados pela realidade económica contemporânea a nível nacional, europeu e global e promove a articulação contínua entre a produção de conhecimento e o ensino. A centralidade da relação entre as questões económicas e jurídicas nas sociedades contemporâneas constitui um elemento central da sua identidade.

Os membros do Departamento de Economia Política desenvolvem a sua actividade docente principalmente na licenciatura em Economia, tendo tido um papel central na respectiva criação. Participam também no Mestrado e no Programa Doutoral em Economia, nos Mestrados oferecidos pelo Departamento de Economia Política (Direito das Empresas, Política e Gestão de Recursos Humanos, Estudos de Desenvolvimento, Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária, Economia Monetária e Financeira) assim como em Mestrados oferecidos por outras Escolas do Iscte.

O Departamento de Economia Política é constituído por quinze doutorados em Economia, quatro doutorados em Direito e seis outros docentes que colaboram na área jurídica.

Os membros do Departamento desenvolvem a sua actividade em áreas científicas diversas:

  • Economia Política, abrangendo áreas tradicionais da Ciência Económica, com destaque para a Economia do Desenvolvimento, Economia do Trabalho, Economia da Inovação, Economia do Território, Economia Pública, Economia Urbana, Economia da Cultura e Economia do Comportamento assim como para uma forte tradição no domínio da História do Pensamento Económico e da Metodologia da Ciência Económica;
  • Estudos sobre o Desenvolvimento, com incidência específica em domínios como governança e políticas públicas, sistema financeiro, planeamento regional e urbano, globalização e relações económicas internacionais, desenvolvimento de competências, desenvolvimento regional e urbano, desenvolvimento rural, ética e inclusão social;
  • Ciências Jurídicas, com destaque para o Direito Comercial, Direito das Sociedades Comerciais, Direito do Trabalho, Direito do Consumo, Direito da Publicidade, Direito dos Transportes, Direito Bancário, Direito da Informática e da Internet, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Administrativo, Direito Europeu, Direito Económico e da Regulação, Análise Económica do Direito e Aspectos Jurídicos da Actividade Científica.

O Departamento promove ativamente a investigação científica e a sua difusão ao nível nacional e internacional. A maioria dos membros desenvolve essas actividades no quadro do centro de investigação Dinamia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Este centro de investigação do Iscte está avaliado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O Dinâmia'CET orienta-se por princípios de inovação na produção de conhecimento e valoriza a diversidade da sua composição interdisciplinar.