ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Equipa

A equipa é multidisciplinar, aberta e decidida. Conta com elementos das quatro escolas do Iscte, com backgrounds tão variados como medicina, gestão, sociologia e psicologia.

A equipa Iscte-Saúde foi criada por despacho Reitoral conta com a coordenação da Professora Luísa Lima, com o apoio do Professor Henrique Martins, e na gestão do Iscte-Saúde a Doutora Cristina Camilo. Estão na equipa os Professores Diana Mendes, Elizabeth Reis, Elsa Pegado, Francisco Nunes, Generosa Nascimento, Rita Espanha, Octavian Pastolache, Sibila Marques, João Ferreira, Patrícia Arriaga e Sónia Bernardes.



LuísaLim


Luísa Lima é Professora Catedrática de Psicologia Social na Escola de Ciências Sociais e Humanas do Iscte, para além de coordenar a equipa da Missão Iscte-Saúde e de ser presidente do Conselho Científico. É Professora Honorária da Universidade de Bath. A sua investigação aplica a psicologia social a questões de saúde e ambientais, nomeadamente à perceção de risco e à participação social.


Henrique Martins tem uma licenciatura em Medicina, com Especialidade de Medicina Interna, Mestrado e Doutoramento em Gestão, e está a terminar o seu mestrado em Direito. É Auditor Nacional de Defesa e Professor Universitário ensinando e investigando em Saúde Digital, Liderança e Educação em Gestão para Estudantes de Medicina e Profissionais de Saúde. Foi um dos primeiros CMIOs em Portugal em 2009-2013 no Hospital Fernando Fonseca, Lisboa. É o antigo presidente da SPMS, Agência de Saúde Digital de Portugal, onde liderou os esforços nacionais de eHealth durante cerca de 7 anos. Representou Portugal durante 8 anos e foi co-chair na eHealth Network da UE, o mais alto organismo político sobre saúde eletrónica da União. Foi eleito membro da Academia Internacional de Informática em Ciências da Saúde em Julho de 2020. Desde Agosto de 2020, integra o Conselho de Administração da FundaçãoHL7 Europe Foundation. Trabalha agora como académico em duas escolas de negócios de alto nível e numa escola médica, e em projetos de consultoria individual em Transformação dos Cuidados de Saúde e Saúde Digital (www.henriquemartins.eu). É autor de uma série de artigos, alguns dos quais sobre as novas tendências para a saúde digital a nível nacional e hospitalar.


 

Cristina Camilo é docente convidada no Departamento de Psicologia do Iscte, onde lecionou sobre o impacto das relações sociais na saúde e sobre os efeitos da partilha emocional no bem-estar. É doutorada em psicologia pelo Iscte. Tem desenvolvido investigação em temáticas como a gestão das emoções na comunicação em saúde e a ligação entre a integração social, a saúde e o bem-estar.


 


Rita Espanha é Professora Auxiliar com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e diretora do Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação. É investigadora do CIES-Iscte e desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde", "Gerações e Tecnologia de Comunicação". Coordena o programa ERASMUS do Departamento de Sociologia.  É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal. 


Elsa Pegado


Elsa Pegado tem um doutoramento em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do iscte  e, actualmente, vice-directora do Centro. É também Professora Assistente no Iscte, onde ensina Sociologia da Saúde e Métodos e Técnicas de Investigação. Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde e da doença, mais especificamente sobre medicinas complementares e alternativas e sobre medicação. 



Generosa do Nascimento


Generosa do Nascimento é docente do Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Iscte. É Diretora do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde, da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde e do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança do Iscte Executive Education. É Doutorada em Gestão com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo Iscte. Foi assessora de Conselhos de Administração e consultora, nas áreas da Gestão de Serviços de Saúde e Gestão de Pessoas, no setor público, privado e social. A Gestão de Serviços de Saúde e Gestão Estratégica de Pessoas são as suas principais áreas de investigação e docência. 



Sibila Marques é Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia do Iscte e a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde e Coordenadora do Grupo de Investigação Health4All. É membro do grupo europeu EURAGE e foi a coordenadora científica no Iscte dos projectos Europeus SIforAGE e INHERIT. É autoria do ensaio Discriminação da Terceira idade publicado em 2011 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Completou o seu doutoramento em 2009.


elizabeth reis

Elizabeth Reis é Professora Catedrática de Estatística e Análise de Dados na Escola de Gestão do Iscte. É atualmente Vice-Reitora para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos. Tem focado a sua investigação nas áreas das metodologias de investigação, de recolha de dados (avaliação comparativa de métodos amostrais, validade e fiabilidade de instrumentos de recolha e qualidade dos inquéritos) e nos métodos analíticos de análise de informação.



fn24

Francisco Guilherme Nunes é Professor Auxiliar do Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do Iscte. É coordenador do Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde. Tem como interesses de investigação os fatores determinantes do desempenho de organizações que operam em ambientes complexos e altamente institucionalizados, como é o caso dos serviços de saúde.



octavi

Octavian Adrian Postolache é Professor Associado com Habilitação no DCTI – ISTA, diretor do programa doutoral em Ciência e Tecnologias de Informação e diretor da Delegação do Instituto de Telecomunicações. É Investigador Sénior do Instituto de Telecomunicações, Conferencista IEEE, e Presidente do capitulo Português IEEE IMS. Os seus campos de interesse são os sensores inteligentes para aplicações biomédicas, a computação ubíqua e a inteligência artificial embebida para sistemas distribuídos de monitorização dos sinais fisiológicos, ambientes VR e AR para apoio à fisioterapia e sistemas IoT para saúde. É membro ativo de equipas de investigação nacionais e internacionais que participam em projetos portugueses e comunitários e internacionais.



diana mendes prf

Diana Aldea Mendes é professora associada no Departamento de Métodos Quantitativos de Gestão e Economia. É matemática e cientista aplicada com ampla experiência em dinâmicas não lineares (estocástica e determinista), análise de séries temporais, ciência de dados, economia computacional e finanças, controlo e sincronização. É investigadora da BRU-IUL (Unidade de Investigação Empresarial - Instituto Universitário de Lisboa, Portugal) e é autora ou co-autora de mais de 40 artigos e relatórios técnicos. 


patricarr

Patrícia Arriaga é Professora Auxiliar com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no CIS-IUL. É Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social (2006), Mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia (2000) e Licenciada em Psicologia (1996). É certificada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e pela EuroPsy nas áreas "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações" e especialização avançada em “Neuropsicologia”. Foi diretora do Mestrado Psicologia das Emoções durante 4 anos e do Mestrado Ciências em Emoções durante 5 anos. Os interesses de investigação têm-se centrado no estudo de processos afetivos e cognitivos aplicados à psicologia da saúde e social, que têm resultado em publicações e contributos para o desenvolvimento, avaliação e partilha de ferramentas para a comunidade (e.g. jogos e outros sistemas de informação, entretenimento e comunicação) numa perspetiva de promoção do bem-estar e de competências cognitivas e sociais. Atualmente procura estudar a articulação do envolvimento na arte e o bem-estar e a saúde. A sua investigação, que na maioria integra equipas multidisciplinares, tem sido financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação Bial e Comissão Europeia (Erasmus+).


soniab

Sónia Bernardes é mestre (2003) e doutorada (2008) em Psicologia Social da Saúde (Iscte). É Professora Associada com Agregação em Psicologia no Departamento de Psicologia do Iscte, onde começou a lecionar em 1999. Atualmente é a Diretora do Departamento de Psicologia. Foi vice-presidente da Escola de Ciências Sociais e Humanas, vice-diretora do Centro de Investigação e Intervenção Social, diretora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde e coordenou o Grupo de Investigação Saúde para Todos (H4A). Fascinada pelas relações (sociais) mente-corpo, tem dedicado atenção a estas questões no seu ensino e investigação. Os seus principais interesses de investigação têm geralmente girado em torno das disparidades sociais na saúde e do papel das influências psicossociais nos processos de adaptação a doenças crónicas. Explorou principalmente estas questões em relação a um tema particular relacionado com a saúde - a dor (crónica). Vários prémios científicos reconheceram as suas contribuições científicas, nomeadamente, o Prémio de Mérito de Investigação da Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde (2008), Prémio Jovem Investigador da Associação Portuguesa de Psicologia (2013), Prémio de Melhor Trabalho da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento de Terapias da Dor (ASTOR) e o Prémio Grüenenenthal PAIN Award 2016.


joao frrr2


João Carlos Amaro Ferreira é professor auxiliar com agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no ISTAR-IUL. Licenciado em Engenharia Física Tecnológica (91), Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (93), e Doutoramento em Informática (06) e segundo Programa de Doutoramento em Líderes das Indústrias Tecnológicas, MIT-Portugal (13). Os seus interesses de investigação são Text Mining, Data Mining, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS), Cidades Inteligentes, e Saúde Inteligente. É autor de cerca de 200 artigos científicos na área da informática. Participou em 25 projetos científicos (nacionais e internacionais) e apresentou 53 projetos no âmbito dos programas H2020, FP7 e PT2020, dez dos quais como PI. Uma patente em Edge Computing para um sistema de monitorização de pesca. Foi o organizador principal de várias conferências: OAIR 2013, INTSYS 2018, 2019, 2020 e 2021. Já proferiu mais de 20 conferências Keynote/plenary e mais de 30 conferências convidadas sobre vários tópicos sobre inteligência computacional. Faz parte do conselho editorial de 12 jornais. Avaliador e auditor do projetos europeus Foi membro do PC de mais de 50 conferências científicas e presidiu a mais de 12 secções em conferências internacionais.