Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
16 jan 2024
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 34/2024
Registo de alteração
06 fev 2024
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
As pessoas com deficiência encontram-se entre os grupos sociais mais vulneráveis e excluídos em todas as sociedades humanas, mesmo nas mais desenvolvidas. Investigações recentes continuam a relacionar o desemprego, a pobreza e a diminuta participação social, cultural e política com a deficiência. O preconceito, a discriminação, o paternalismo e o estigma são ainda aspetos muito presentes em todas as comunidades, penalizando a efetivação dos direitos humanos e de cidadania por parte das pessoas com deficiência. Os progressos mais recentes no campo da deficiência têm sido percorridos através da abordagem na ótica dos direitos humanos, não só ao nível do desenho das políticas públicas, programas, projetos e respostas sociais, mas também no que respeita à sua implementação e gestão.

O mestrado “Estudos da Deficiência e Direitos Humanos” visa a preparação e capacitação dos profissionais técnicos do setor, licenciados que pretendam profissionalizar-se na área e dirigentes de organismos públicos, autarquias e instituições de solidariedade social, para a transição para um modelo centrado na ótica da promoção da participação e dos direitos humanos das pessoas com deficiência.


O Iscte está assim empenhado em desenvolver uma oferta formativa de alto nível apostando em dotar os estudantes de conhecimento, competências e aptidões que lhes permitam fazer a diferença nesta área de intervenção.

O mestrado em “Estudos da Deficiência e Direitos Humanos” confere equivalência ao primeiro ano curricular aos estudantes que tenham concluído a Pós-Graduação e que pretendam transitar diretamente para o segundo ano do mestrado. Neste caso, os alunos encontram-se isentos do pagamento da propina referente ao primeiro ano letivo do mestrado.

Os alunos com deficiência, elegíveis para bolsas de estudo para frequência do ensino superior ao abrigo Despacho n.º 8584/2017, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, poderão, caso o entendam, apresentar a sua candidatura junto dos serviços do Iscte.

Candidatar

Informações Gerais

Duração
2 anos
Língua
Português
ECTS
120
Horário
Pós-laboral
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício Sedas Nunes (Edifício I), sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo