Ciência de Dados

Acreditações

Logótipo da A3ES

Acreditado
6 Anos
23 mai 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 27/2019 de 14-06-2019
Registo de alteração
Contactos
A Licenciatura em Ciência de Dados é a primeira e única licenciatura no país que desenvolve competências essenciais para responder de modo inovador às atuais exigências da Sociedade de Informação, de modo a intervir diretamente na atual Transformação Digital. Esta Licenciatura forma profissionais conhecedores de todo o ciclo de dados e com fortes competências analíticas, dotados de capacidades para antecipar e responder aos desafios futuros num mundo em que a Inteligência Artificial e o automatismo é cada vez mais uma realidade.

A Licenciatura em Ciência de Dados forma profissionais competentes em Data Mining, Machine Learning, isto é, na área da Inteligência Artificial, dotados com fortes competências analíticas, criativas e éticas, que se traduzem na capacidade de extrair, construir e analisar conhecimento e de o comunicar de modo sustentado para a tomada de decisão ou produção de novos produtos e serviços. A natureza multidisciplinar do ISCTE-IUL e a sua ligação estreita ao mundo empresarial e instituições públicas torna-nos especialmente bem posicionados para a criação desta nova licenciatura, ajustada às exigências do mercado de trabalho nacional e internacional.

Aliada a uma ligação continuada à prática, através do recurso a trabalhos individuais e de grupo, a componente prática é reforçada colocando os alunos em contacto com dados e desafios reais, propostos por convidados de empresas financeiras e tecnológicas, da administração pública e de organismos relacionados com saúde e ciências humanas e sociais. Após conclusão, os licenciados terão ao seu dispor uma variedade de oportunidades de emprego e uma elevadíssima taxa de empregabilidade.

A Licenciatura em Ciência de Dados destina-se a todos os jovens que procurem uma formação adequada que lhes permita implementar e gerir processos analíticos nas organizações e nos sistemas de apoio à decisão. Em particular, a todos aqueles que gostem de desafios interessantes e sintam necessidade de intervir ativamente na construção do seu (e do nosso) futuro.

Caso o aluno deseje prosseguir estudos, a oferta formativa alargada da Licenciatura torna estes licenciados e aptos a ingressar num curso de 2º ciclo, prosseguindo com o Mestrado em Ciência de Dados ou complementando-o com Mestrados como o Sistemas Integrados de Apoio à Decisão, Métodos Analíticos para Gestão ou Mestrado de Engenharia Informática (MEI), este último detentor da Marca de Qualidade EUR-ACE conferida pela European Network for Accreditation of Engineering Education (ENAEE).

Mensagem do(s) diretor(es)

A necessidade das empresas de obter valor acrescentado com os dados, de os organizar e interpretar, e os desafios daí decorrentes foram os impulsionadores do aparecimento da área de Ciência de Dados. Hoje em dia, todas as organizações geram e utilizam dados, não apenas como uma ferramenta de apoio à decisão, mas também para desenvolver novos produtos e serviços. Podemos mesmo afirmar que, ao longo da última década, houve uma verdadeira explosão na quantidade de dados capturados. Mas como podemos usar e construir conhecimento a partir desses pedaços de informação?

Os novos desafios digitais, tanto na Indústria como na Investigação, conduziram a uma necessidade premente de oferecer, já hoje, formação multidisciplinar adequada ao desenvolvimento de capacidades de raciocínio matemático, estatístico e computacional, direcionados para o reconhecimento de padrões e construção de modelos de previsão e para a sua análise, interpretação e antecipação.

Internacionalmente reconhecida como uma área multidisciplinar, a Ciência de Dados é uma área emergente, que vem responder aos desafios atuais criados pela proliferação digital de dados em larga escala e faz convergir competências em Matemática, Estatística, Ciências da Computação e Tecnologias de Informação.

O ISCTE-IUL está especialmente bem posicionado neste panorama, conseguindo congregar e articular estreitamente todas essas competências num campus único em Portugal e, ainda, em áreas de grande aplicação, cuja articulação com o mundo empresarial e o mercado de trabalho é publicamente reconhecida.

Informações Gerais

Duração
3 anos
Língua
Português
ECTS
180
Vagas
40
Horário
Diurno e pós-laboral
Provas de ingresso
Matemática (19) ou Matemática (19) e Economia (04) ou Matemática (19) e Biologia e Geologia (02)
1.ºAno 871.52
2.ºAno 871.52
3.ºAno 871.52
1.ºAno 5500.00
2.ºAno 5500.00
3.ºAno 5500.00
** Informação para o ano letivo de 2019/2020
Voltar ao topo