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Acreditado
6 Anos
31 jul 2025
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1036/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1036/2011/AL02 de 19-07-2025
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Edifício 1, Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

A licenciatura em Psicologia do Iscte conta com um corpo docente altamente qualificado, muito envolvido na produção de investigação e profundamente empenhado em envolver os/as nossos/as estudantes nos estudos em curso, nomeadamente no Laboratório de Psicologia Social e das Organizações (LAPSO). Esta aposta estratégica na articulação entre ensino e investigação constitui a base de uma formação de elevada qualidade e um motor de inovação e desenvolvimento.

Corpo Docente para (2025/2026)

Psicologia do Desenvolvimento do Adulto | Competências Académicas I
Eunice Magalhães é Professora Auxiliar no ISCTE e Investigadora Integrada no CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social. É atualmente diretora da Licenciatura em Psicologia, e Vice-Diretora do Departamento em Psicologia. Entre 2020-2022 foi vice-diretora do CIS.    Doutorada em Psicologia pelo ISCTE, lidera e colabora em projetos de investigação focados nos direitos das crianças, abuso e negligência, acolhimento residencial e familiar, assim como na saúde mental de vítimas de violência (especificamente, adolescentes e adultos). O seu trabalho tem sido publicado em revistas, livros e capítulos de livros relevantes. Tem apresentado regularmente o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, além de colaborar ativamente com equipas de investigação nacionais e internacionais.      
Competências Académicas I
Epistemologia e História da Psicologia
Comportamento Organizacional - Processos Individuais
Psicologia da Educação
Psicologia Social
Ângela Romão é doutorada em Psicologia Social (2024) e mestre em Psicologia Social da Saúde (2015) pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente é Investigadora Associada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-Iscte), onde tem participado em projetos de investigação desde 2013. O seu trabalho mais recente centra-se no impacto psicossocial do stress pós-traumático (PTSD) em veteranos de guerra, incluindo o desenvolvimento de um programa psicoeducativo de intervenção grupal. Os seus interesses de investigação incluem o cuidado informal, a desumanização, os estereótipos, a saúde, as perceções de justiça e o envelhecimento.
Bases Biológicas do Comportamento | Neuropsicologia
César Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se na psicologia e neurociência da música, comunicação vocal e emoções (MUVE Lab). Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em pessoas saudáveis de todas as idades, em grupos especializados (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas). Publicou mais de 50 artigos em revistas com revisão de pares, incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences, Nature Reviews Neuroscience, e Annual Review of Psychology. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, ou Nature Human Behavior, e  projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation, Swiss National Science Foundation, e Dutch Research Council.  Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No Iscte, tem ensinado unidades curriculares de psicologia cognitiva e neurociências. É também diretor do Mestrado em Ciências das Emoções.   
Métodos e Áreas de Aplicação da Psicologia
Doutorada em Psicologia pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, tem desenvolvido estudos na área da deficiência e do bem-estar. Nomeadamente, tem estudado a influência de fatores macrossociais (igualdade, políticas públicas) e intergrupais (capacitismo, identidade, contacto intergrupal) na saúde e bem-estar das pessoas com deficiência. Mais recentemente, tem colaborado em projetos sobre a participação cívica e o bem-estar, inclusive sobre a saúde mental dos estudantes do ensino superior em Portugal. Atualmente é investigadora auxiliar convidada no projeto BeWell-Iscte. 
Psicologia da Saúde e Clínica | Psicopatologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Métodos de Investigação Quantitativos
Catarina Possidónio é Doutorada em Psicologia Social, pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Com o objetivo geral de construir conhecimento sobre como potenciar transições para dietas mais saudáveis, sustentáveis e éticas, com foco em dietas de base vegetal, o trabalho da Catarina tem-se focado no estudo dos factores psicológicos que afectam atitudes dos indivíduos em relação aos animais, o seu consumo, e face a produtos (vegetais) alternativos à carne, explorando o que poderá moldar a disposição e intenção do consumidor para efectuar essa transição. Atualmente, é também Editora Científica no jornal da Associação Portuguesa dos Psicólogos - PSICOLOGIA.
Competências Académicas II
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.   Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).  Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.    Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.      Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.    
Métodos e Áreas de Aplicação da Psicologia
Doutorada em Psicologia (2020, Iscte-IUL) e Mestre em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores (2010, Iscte-IUL). Sou atualmente investigadora integrada no Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS/Iscte), onde integro o projeto "All4Children — O Modelo Integrado de Acolhimento Familiar (MIAF) para promover a qualidade das práticas em promoção e proteção em Portugal" (financiado pela FCT). Os meus interesses de investigação têm-se focado no mau-trato infantil, nomeadamente na negligência parental e nos mecanismos explicativos da privação emocional e cognitiva nas interações pais-filhos, em particular em contextos de pobreza. Tenho experiência profissional na intervenção com crianças, jovens e famílias no sistema de promoção e proteção.
Competências Académicas II | Métodos de Investigação Quantitativos
Psicólogo e investigador em psicologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. É Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade de Lisboa (2015) e Doutor em Psicologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2023). A sua experiência de investigação inclui a colaboração em projetos relacionados com escolhas e preferências alimentares e a promoção de práticas alimentares mais saudáveis e sustentáveis (2018-2020). Atualmente, dedica-se ao estudo dos determinantes das escolhas e práticas alimentares saudáveis e sustentáveis, com particular ênfase nos determinantes sensoriais e emocionais.
Psicometria
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise das relações interpessoais, nomeadamente no que toca a compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
História da Psicologia
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Estatística e Análise de Dados I
Gabriel Cipriano é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, e investigador no CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia). Doutorado em Políticas de Administração e Gestão Escolar, os seus principais interesses de investigação centram-se nas teorias da avaliação, avaliação das aprendizagens, métodos e técnicas de investigação, gestão de dados de investigação, avaliação de políticas públicas de educação, administração escolar e mobilidade escolar.
Comportamento Organizacional - Processos Individuais
Inês C. Sousa é investigadora integrada no CIES-Iscte e Professora Auxiliar Convidada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde lecciona as disciplinas de Psicologia do Trabalho e das Organizações, Segurança e Saúde no Trabalho e Comportamento Organizacional. É licenciada em Psicologia e concluiu o Mestrado em Psicologia Social e das Organizações. Em 2020, doutorou-se em Gestão com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional pelo Iscte. A sua tese de doutoramento intitula-se "Leveraging an aging workforce: Contributions to longer and better working lives". Os seus interesses de investigação incluem o envelhecimento no trabalho, a diversidade e a inclusão no local de trabalho, a reforma, a comunicação de ciência e o envolvimento do público na ciência. Tem publicado o seu trabalho em revistas científicas de renome como Current Psychology, Work, Aging and Retirement, Journal of Managerial Psychology e Frontiers in Psychology.
Atitudes e Mudança de Atitudes
Isabel Correia, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa em 1990, e desde 1993 desenvolve a sua carreira académica no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, 1995; Doutoramento em Psicologia Social em 2001, Agregação em 2010) e de investigação no Centro de Investigação e de Intervenção Social do ISCTE-IUL. A sua investigação centra-se principalmente nos fatores e mecanismos que explicam a legitimação da injustiça e da vitimização, entre os quais se inclui o fenómeno de “culpabilização da vítima”. Esta investigação tem como enquadramento teórico principal a Teoria da Crença no Mundo Justo, para cujo desenvolvimento e consolidação tem contribuído com os seus trabalhos de investigação, principalmente no que se refere à legitimação das injustiças que acontecem aos membros do nosso grupo com os quais nos identificamos. Tem também desenvolvido trabalhos que mostram o valor preditivo da necessidade fundamental de perceber o mundo como justo e vários indicadores de bem-estar. Esta investigação está publicada em revistas internacionais e nacionais, tendo sido também objeto de teses de mestrado e doutoramento que tem orientado.
Avaliação Psicológica
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019); foi presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia (2023-2025), e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE durante 2 mandatos (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. Foi membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e no Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal, e pertence à direção nacional da OPP. Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. 
Avaliação Psicológica
Joana Baptista é Professora Auxiliar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se nos determinantes relacionais precoces do desenvolvimento infantil, com especial foco na qualidade das interações cuidador-criança. Nos últimos anos, tem-se dedicado a compreender o impacto das experiências adversas precoces, destacando como a privação de cuidados parentais afeta o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental das crianças. É Investigadora Principal do projeto All4Children – The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF) to Promote High-Quality Child Welfare Practices in Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2022.03592.PTDC). O seu trabalho investiga ainda como a qualidade das interações mãe-criança e pai-criança influencia o funcionamento executivo de bebés e crianças em idade pré-escolar, tanto em crianças com desenvolvimento típico como em crianças nascidas prematuras. Joana Baptista tem várias publicações em revistas de referência e integra o conselho editorial da revista Infant Behavior & Development.  
Métodos de Investigação Qualitativos
João Manuel de Oliveira investiga sobre corpos e sua performatividade nos campos dos Estudos de Género, Estudos Críticos da Sexualidade e Teoria Feminista. As suas publicações recentes tratam de interseccionalidade e hifenização, homo/heteronormatividade, conhecimentos des/subjugados e genealogias excêntricas, teorias feministas anti-racistas e anti-essencialistas, teoria queer, estudos trans*, arte e dança contemporânea Doutoramento em Teoria e Método da Psicologia Social (2009) e Agregação em Psicologia (2024) no âmbito da Psicologia Social do Género, no ISCTE.
Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente | Psicologia do Desenvolvimento do Adulto
Lígia Monteiro é Professora Auxiliar no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada no CIS-Iscte. Obteve o Doutoramento pela NOVA Universidade de Lisboa/ISPA-Instituto Universitário, tendo recebido diversas bolsas através dos concursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, incluindo uma bolsa de Doutoramento e duas de Pós-doutoramento (uma das quais no Department of Human Development and Family Studies, Auburn University).  Com formação em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento, conduziu e participou em diversos projetos de investigação que estudaram o impacto da qualidade das representações e comportamentos parentais; do envolvimento paterno e das dinâmicas familiares (e.g., coparentalidade), no desenvolvimento socioemocional das crianças (e.g., vinculação e interações de pares) durante os primeiros anos de vida. O seu trabalho encontra-se publicado em diversas revistas da área de especialidade (e.g., Attachment and Human development, Child Development or European Journal of Developmental Psychology), tendo coordenado e participado em números especiais de revistas sobre tópicos como a vinculação e a paternidade; livros e capítulos de livros. Tem apresentado o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais de referência nas suas áreas de estudo. Tem colaborado com diversos investigadores europeus, norte americanos, sul americanos e asiáticos. 
Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações
As an Invited Assistant at ISCTE Business School within the Bachelor's program in Human Resource Management and a Research Assistant at BRU-IUL, Luís Miguel Simões is currently pursuing a PhD in Management at ISCTE, specializing in human resources and organizational behavior. The professional journey began in international recruitment and selection, followed by a transition into a role related to Human Resources Technician within a medical devices company. In this position, responsibilities included new member training and development, training the entire EMEA team on new software, administrative support, purchase orders, HR analytics, and internal project coordination and leadership.   Additionally, contributions have been made as a consultant to international projects focused on social and educational training programs and program development.   A position is also held as Human Resources and Marketing Director at a Portuguese film festival.   As a researcher, focus lies in projects pertaining to leadership and its impact on employee attitudes and behaviors.
Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais
MARGARIDA VAZ GARRIDO (Doutorada em Psicologia, 2007), é Professora Associada com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde trabalha desde 1998. A sua investigação examina a cognição humana a partir de uma perspetiva socialmente situada. Tem aplicado esta abordagem principalmente ao estudo da memória colaborativa e falsas memórias, e ao processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as aplicações da sua investigação ao estudo de populações vulneráveis e clínicas (e.g., processamento cognitivo na parentalidade abusiva, processos de memória no TEA e envelhecimento, interoceção na dor crónica) e à psicologia do consumidor e comportamento alimentar (e.g., inter-modalidade na perceção gustativa). Esteve envolvida em 39 projetos de investigação financiados (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação ‘la Caixa’) e obteve bolsas individuais (Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; e duas bolsas Marie Curie) que lhe permitiram trabalhar durante o seu doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Barbara e na Universidade de Utrecht (2010/2014). A sua investigação foi publicada em livros, capítulos de livros e em mais de 100 revistas científicas (e.g., Journal of Experimental Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Cognition and Emotion, Cognitive Science, Behavior Research Methods; Psychonomic Bulletin and Review; Journal of Memory and Language). O seu trabalho, e o da sua equipa, tem sido reconhecido pela comunidade científica com várias distinções e prémios. Lecionou 26 cursos de psicologia e métodos de investigação e supervisionou o trabalho de mais de 50 mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Desempenhou cargos de gestão académica e científica como Diretora do Departamento de Psicologia, do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações e do Programa Doutoral em Psicologia. Foi também Vice-Diretora do Centro de Investigação Cis-Iscte. Integra conselhos editoriais de várias revistas e painéis de avaliação científica e foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia.
Psicologia da Personalidade e Diferenças Individuais
  Alexandra Ferreira-Valente is interested in the positive orientation of health psychology, pain assessment and management, effects and mechanisms of psychological pain interventions and cross-cultural mixed-method research. She is particularly focused on understanding how the association between the meaning attributed to pain, beliefs and coping responses and psychological and physical adjustment do chronic pain are mediated and moderated by culture in people with chronic pain from different countries and cultural backgrounds. She is also dedicated to the study of the mechanisms explaining the effects of self-management strategies and psychological and spiritual interventions on the adjustment to life in healthy and not healthy people. In her research work, she combines cognitive-behavioral and existentialistic approaches with the overarching and long-term aim of helping people better manage different stressors, including the COVID-19 pandemic, chronic pain, and their effects on people’s lives.
Estatística e Análise de Dados I
Estatística e Análise de Dados II
Doutorada em Métodos Quantitativos, especialista em Estatística e Análise de Dados (Iscte). Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social (DMPS, Iscte) e vice-diretora do DMPS. Investigadora no CIES-Iscte e membro do Observatório do Emprego Jovem (OEJ). Coordenadora do Curso de Especialização em Comunicação Visual de Informação (desde 2015). Investigadora nos projectos europeus InCities - Trailblazing Inclusive, Sustainable and Resilient Cities e Synclusive - Abordagem sistémica para eliminar as lacunas de emprego e criar um mercado de trabalho mais inclusivo para grupos vulneráveis. Coordenadora nacional e membro do comité metodológico do projecto internacional World Elite Database (WED). Desenvolveu e participou em diversos projetos, estudos, workshops e comunicações em congressos nacionais e internacionais. Interesses de investigação: amostragem, estatística robusta, visualização de dados, empregabilidade, bem-estar e desigualdades sociais.
Psicologia Social
Nascida em Ovar em 1959, licenciou-se em Psicologia na Universidade de Lisboa. Desde 1982 desenvolve a sua carreira académica no Iscte, onde é Professora Catedrática de Psicologia Social e Co-cordenadora do SocioDigitalLab for Public Policy (laboratório Associado). Desenvolve uma ampla atividade no ensino e na orientação científica.  A sua atividade de investigação incide sobre a aplicação da Psicologia Social a questões da saúde e do ambiente, e encontra-se refletida em numerosas publicações científicas. É autora do livro “Nós e os outros: O poder dos laços sociais” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia e é membro do Scientific Advisory Board do European Social Survey. É Honorary Professor na Universidade de Bath, membro da Academia das Ciências de Lisboa e recebeu em 2025 o prémio carreira da Associação Portuguesa de Psicologia.
Bases Biológicas do Comportamento
Marta Martins é investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social (CIS-Iscte) desde 2019. Os seus interesses de investigação centram-se na psicologia e neurobiologia da música, leitura e dos processos áudio-motores, tópicos que aborda com recurso a métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva em indivíduos de todas as idades, tendo particular interesse em crianças e populações especializadas (e.g., músicos).  Antes de integrar o CIS-Iscte, Marta Martins doutorou-se em Psicologia pela Universidade do Porto (2019), onde desenvolveu a sua tese sobre comportamento e plasticidade cerebral em crianças, nos domínios da leitura e da música. Foi bolseira de doutoramento FCT e desenvolveu o seu trabalho em colaboração com o Structural Brain Mapping Group da Universidade de Jena (Alemanha). Durante o doutoramento realizou ainda um estágio no Gaab Lab, Universidade de Harvard (Boston Children's Hospital, USA), ao abrigo de uma bolsa Fulbright.    É ainda licenciada em Biologia pela Universidade do Porto (2007) e completou o Mestrado em Administração e Gestão da Educação pela Universidade Portucalense (2012). Possui o 8.º Grau do Conservatório em Flauta de Bisel e durante oito anos lecionou Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico. No Iscte, tem ensinado Psicofisiologia das Emoções, Psicofisiologia e Genética e Bases Biológicas das Emoções. 
História da Psicologia
Miriam Rosa é investigadora no CIS-IUL (Centro de Investigação e Intervenção Social) e professora convidada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE-IUL. Concluiu um doutoramento em 2012 no ISCTE-IUL com co-orientação na Universidade de Kiel (Alemanha) com uma bolsa da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Tem sido bolseira de pós-doutoramento FCT de 2013 a 2018 no CIS-IUL e Rotterdam School of Management (Universidade de Roterdão, Holanda). Co-coordenou o grupo de investigação GCIR em 2013-2014 e Psychange em 2014-2015. Miriam é especializada em metodologias de investigação e análise de dados, e tem-se dedicado à investigação científica na área das relações intergrupais, com foco nas relações entre grupos sociais de estatuto assimétrico (maiorias vs. minorias). Realiza esse trabalho em diversos contextos, tais como as organizações (p.ex. diversidade e inclusão no trabalho, sucesso de fusões/aquisições); ativismo (p.ex. ativistas ambientais) ou grupos religiosos. Mais recentemente, interessa-se pelos desafios sociais e organizacionais (p.ex. skilling, inclusão etária/género) em setores/indústrias de alta intensidade tecnológica (p.ex. aeronáutica, espaço, defesa, marítimo).
Psicologia das Organizações e do Trabalho
Working in the Department of Human Resources and Organizational Behavior from ISCTE Business School, develops research focused on the topics of organizational leadership, governance and political behavior, emotions in organizations, competencies and attitudes towards technology. Has experience in managing university knowledge transfer units since 2009 and has coordinated several projects and studies (both executive and scientific coordination) bridging with the community and business, both in national and international settings. These projects have been targeting mostly applied research and organizational intervention in the area of organizational behavior (Organizational diagnosis and innovation) and HRM (professional selection, competencies profiling, team building). Supervises master dissertations and doctorate theses in management some within a joint program with Southern Medical University (Guangzhou, China) and the University of Electronic Science and Technology of China (Chengdu). Acted as jury member in several public officer selections (middle management and executive positions) for Portuguese governmental and public institutions.
Liderança nas Equipas de Trabalho e nas Organizações
Estatística e Análise de Dados II
Estatística e Análise de Dados III
Raul M. S. Laureano holds a Ph.D in Management with specialization in Quantitative Methods for Management (2007), a Master's degree in Business Sciences (1995), and a Bachelor's degree in Organization and Business Management (1992), all awarded by Iscte, currently known as Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-University Institute of Lisbon). He is Associate Professor at the Department of Quantitative Methods for Economics and Management of the Iscte Business School, where he has been teaching since 1992 in the field of Business and Data Analytics, including subjects such as Statistics and Data Analysis and Machine Learning. At this institution, he proposed the Applied Business Analytics and Analytics for Business postgraduate programs, both offered in partnership with Iscte-Executive Education, and the Master's program in Business Analytics, of which he is the director since its first edition. He is also a researcher at the Business Research Unit (BRU-Iscte), in the Data Analytics group, and at the Research Center in Information Science, Technologies, and Architecture (ISTAR-Iscte), in the Information Systems group. Within his research interests, which include Health Analytics, Fraud Analytics, Public Administration, Tourism Analytics, and Applied Business Analytics, he has published over 90 scientific papers, including articles in journals, book chapters, and conference proceedings. He is currently responsible for the research projects "HOPE - Healthcare: Optimize, Predict and Explain" and "DAFIM - Development of Fraud Pattern Detection Algorithms in Incentive Verification," both funded by Iscte. He was a member of the research team for the project "Artificial Intelligence in Incentive Management" (funded by IAPMEI and AICEP – 2020-2021 / 24 months) In terms of academic research, he has successfully supervised over 50 master theses and four doctoral theses. He is currently supervising four doctoral theses, all in the field of Data Science, with topics related to the creation of predictive models, both regression and classification, in the areas of health, financial incentives and audience measurement in out-of-home media. In 2014, he co-founded the scientific event WICTA - Special Interest Group on ICT for Auditing & Accounting, of which he is the co-chair, and it will have its 11th edition in 2023 (CISTI'2023 - 18th Iberian Conference on Information Systems and Technologies - WICTA 2023). He is also the author of several books, including "IBM SPSS Statistics: My Quick Reference Guide" (3rd edition), "Hypothesis Testing with SPSS: My Quick Reference Guide" (2nd edition), and "Hypothesis Testing and Regression" (with SPSS and R, forthcoming), all published in Portuguese by Edições Sílabo. Throughout his career, he has collaborated with other higher education institutions (Coimbra Business School, A Politécnica - Maputo, Institute of Health Sciences of the Catholic University, and Higher School of Real Estate Activities) and since 2013, he has been collaborating with the Order of Certified Accountants (OCC) in the preparation and teaching Microsoft Excel training courses. For more information, please visit: https://ciencia.iscte-iul.pt/rml/en. 
Percepção, Atenção e Memória
Pensamento e Linguagem | Percepção, Atenção e Memória
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
Estatística e Análise de Dados II
Rodrigo Vieira de Assis é Professor Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). Atualmente, é membro do Conselho Pedagógico do Iscte e da Comissão Pedagógica da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). É, ainda, vogal suplente do Conselho de Deontologia da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Ao longo do seu percurso, tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, desenvolvidos em instituições de diferentes países (ex.: Portugal, Brasil, Estados Unidos). As suas publicações mais recentes têm-se centrado em questões relacionadas com as desigualdades sociais, a precariedade laboral, a vida quotidiana em periferias urbanas e as dinâmicas de sociabilidade juvenil em contextos socialmente vulneráveis. Entre os seus interesses temáticos de investigação mais recentes, destacam-se as dinâmicas de reprodução das desigualdades sociais, as atitudes sociopolíticas das classes sociais e a relação entre precariedade laboral e desproteção social. Dedica-se à análise de fenómenos sociais em múltiplas escalas: no plano micro, explora trajetórias sociais, narrativas de vida e processos de individuação, procurando compreender experiências, perceções e práticas quotidianas; no plano macro, investiga a reprodução das desigualdades sociais, bem como padrões, tendências e mudanças estruturais nas atitudes, perceções e práticas em sociedades estratificadas. Em termos metodológicos, privilegia abordagens multifacetadas, orientadas por desenhos de pesquisa quer intensivos, quer extensivos ou mistos. A sua experiência abrange estudos desenvolvidos com recurso a inquéritos por questionário, inquéritos por entrevista, observação participante e etnografias urbanas, com aplicação de um leque diversificado de métodos quantitativos e qualitativos, apoiada pelo uso de softwares especializados (SPSS, JAMOVI, MAXQDA, etc.). Consequentemente, tem-se dedicado à inovação metodológica em ciências sociais, através da conceção e lecionação de disciplinas e cursos, bem como da elaboração de publicações orientadas para o aprimoramento e a divulgação de boas práticas metodológicas e de análise de dados no domínio da sociologia.
Percepção de Pessoas e Relações Interpessoais
Psicologia das Organizações e do Trabalho
Licenciada em Psicologia em 2000, na especialidade de Psicologia do Trabalho, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutorada em Psicologia, em 2006, na mesma Faculdade, com uma tese sobre envelhecimento e trabalho. Pós-Doutoramento em Ergonomia na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Professora Associada no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, tendo lecionado, desde 2007, disciplinas nas áreas da Psicologia do Trabalho, Saúde e Segurança no Trabalho, Comportamento Organizacional e Métodos Qualitativos, em vários ciclos de estudos, e tendo orientado diversos trabalhos de mestrado e de doutoramento. Investigadora do Dinâmia’Cet-Iscte (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território), onde desenvolve investigação sobre a relação entre saúde, idade e trabalho, em particular sobre condições de trabalho, fatores de risco psicossocial, teletrabalho, envelhecimento e diversidade etária no trabalho, tendo publicações nacionais e internacionais nas referidas áreas.
Competências Académicas II
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
Psicologia da Saúde e Clínica
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (ISCTE-IUL). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She is currently co-coordinator the multidisciplinary research group "Societal Health" of the SocioDigitalLab for Public Policies. She is the former Director of the Psychology Department, and was Vice-Dean of the School of Social Sciences and Humanities, Director of the Master in Social Psychology of Health, Vice-Director of the Centre for Social Research and Intervention (CIS-IUL) and Coordinator of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic-(chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patients pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among (older) adults with (chronic) pain. In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews, meta-analysis). Currently, her research interests have been moving from the investigation of psychosocial processes underlying health and illness, to the development of novel psychosocial interventions to promote chronic illness adaptation and/or health care professionals' gender awareness. She has coordinated 11 funded projects (6 contracts and 5 grants) and collaborated as a researcher or invited scientific/research fellow in several other national (n=3), and international projects (n=8 of which 3 EU funded). She has over 80 scientific publications (books, book chapters, articles), of which > 45 papers in high impact journals (e.g., PAIN, Health Psychology) and has been an invited speaker at important international scientific meetings (e.g., World and European Pain Conferences). Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016. She has provided scientific assessment services to national (e.g., Portuguese National Funding Agency, Portuguese Associations for the Study of Pain) and international organizations (e.g., ERA-NET, Dutch Cancer Society, European Pain Federation). She is regularly involved in outreach activities, e.g., healthcare professionals' training, development of health-related guidelines, consultancy services to national (pain units, pharmaceutical industry, patient associations) and international organizations (e.g., Childhood Cancer International). She is currently a member of IASP Early Career Presidential Task Force, of the Pain Psychology Working Group of the Portuguese Chapter of the European Federation of Pain (EFIC; since 2020) and has been the co-Chair of the Psychology Track of the 2nd EFIC Virtual Pain Education Summit (2021).
Competências Académicas I | Psicologia da Educação
Grupos e Relações Entre Grupos
Competências Académicas II | Psicometria
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