Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2022
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 132/2022 de 08-07-2022
Registo de alteração R/A-Cr 132/2022/AL02 de 14-04-2025
Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Corpo Docente para (2025/2026)

Robótica e Automação Avançada | Controlo de Qualidade e Visão Artificial
Introdução à Inteligência Artificial
Fundamentos de Programação
Duarte é bolseiro de doutoramento em Ciência e Tecnologia da Informação no centro de investigação Istar-Iscte. Concluiu a licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (2018) e mestrado em Informática e Gestão (2021) no Iscte. As suas principais áreas de estudo são sistemas de informação geográfica (SIG), turismo, modelação baseada em agentes (ABM) e gémeos digitais (DT). Participou no projeto Iscte Spots, uma aplicação móvel multiplataforma com jogos sérios para mostrar a história do Iscte e no projeto europeu RESETTING para a transformação digital do turismo sustentável e o desenvolvimento de kits de ferramentas de turismo inteligente. Tem algumas publicações em revistas e conferências de qualidade sobre os seus principais tópicos de investigação, alguns relacionados com os projectos acima mencionados. Tem uma paixão pelo ensino das CTI, com foco na programação, tendo leccionado várias unidades curriculares no Iscte como monitor e professor auxiliar convidado, bem como alguns módulos na iniciativa UpSkill, uma parceria entre o IEFP e várias universidades do país (incluindo o Iscte), e ensinar robótica no Colégio Oriente.
Gestão e Sistemas de Informação Industrial | Interfaces Pessoa-Máquina
Introdução à Inteligência Artificial
 João C. Ferreira é Professor auxiliar com agregação do ISCTE-IUL. Licenciou-se em Física pela Universidade Técnica de Lisboa (UTL / IST), Portugal, recebeu um Mestrado em Telecomunicações e um doutoramento em Engenharia Informática pela UTL / IST e um segundo doutoramento em Engenharia Industrial na Universidade do Minho. Seus interesses de investigação sao na: ciência dos dados, Text Mining, IoT, Inteligência Artificial (IA), Blockchain e aplicações da IA na saúde, energia, veiculos eléctrico e transportes. Ele é autor de mais de 250 artigos na ciência da computação. Executou mais de 40 projetos (6 como PI), mais de 200 revisões de artigos científicos e mais de 30 avaliação de projectos científicos. Presidente do CIS IEEE 2016-2018 e organizador principal de conferências internacionais como: OAIR 2013, INTSYS 2018, INTSYS 2019 e INTSYS2020. IEEE sénior member desde 2015. Guest Editor and topic editor da MDPI nos temas da energies, electronica e Sensores. Presidente do CIS em PT da IEEE  (2017-2018). Autor de patente na area do Edge Computer num sistema de monitorizaçao de embarcações de pesca Coordenador do Mestrado de sistemas de apoio a decisão, Mestrado Profissional para a Digitalização do Negócio e das escolas de verão (smart cities) e de inverno (Sistemas de IoT e Blockchain). Vice-Chair Computational Intelligence Society e do Blockchain da IEEE em Portugal e Embaixador industria em Portugal.   Esta a participar nos seguintes projetos - H2020 Infrastress, Sparta, ENSURECEC e MARISA, ANDANTE, Interreg Block4Coop, BALCAT, AIM Health, PT2020 Monitoriçao persistente Pista e Multicam e no Digital Demo
Empreendedorismo e Inovação II
Introdução à Cibersegurança
João Pedro Calado Barradas Branco Pavia doutorou-se em Ciências e Tecnologias da Informação em 2022 e atualmente  é Professor Auxiliar no Departamento de Tecnologias Digitais da Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde coordena a Licenciatura em Tecnologias Digitais e Segurança da Informação. É membro do IEEE e é também membro da COST - European Cooperation in Science and Technology, onde colabora com profissionais de vários países para o desenvolvimento de soluções centradas no domínio das comunicações rádio inteligentes para interacções inclusivas sem descontinuidades. Para além disso, outra das suas colaborações está relacionada com o desenvolvimento de soluções de segurança da camada física para sistemas 6G fiáveis e resilientes. Esteve envolvido como organizador local e revisor em várias conferências e simpósios. Sendo também revisor de várias revistas da área das ciências e tecnologias da informação. Tem como interesses de investigação temas subordinados às áreas da cibersegurança, redes de comunicação sem fios, inteligência artificial e big data.  
Cálculo | Eletricidade e Mecânica
Desde 2022, leciono no Iscte-Sintra – Instituto Universitário de Lisboa, as Unidades Curriculares de Grafos e Redes Complexas, Modelação Matemática, Introdução às Redes Neuronais, Cálculo, e Mecânica e Eletricidade. Em paralelo, sou Coordenador dos Projetos em Matemática Aplicada II, e Coordenador de ano do curso de Tecnologias Digitais e Gestão, 1º ano. Entre 2021 e 2023, lecionei também as Unidades Curriculares de Matemática I e II, Física I e II, Probabilidades e Estatística, e Informática no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa. Sou apaixonado pela ciência e pelo desenvolvimento do conhecimento, com interesses de investigação em modelação matemática em aplicações, como na Física, na Biologia, na Sociologia, e no geral a desafios científicos e societais mais amplos. Estou igualmente comprometido com a educação, procurando capacitar os estudantes para dominarem qualquer competência com a orientação e o esforço adequados. Nesse sentido, fiz voluntariado como professor de Português e de Matemática para pessoas adultas em situação de analfabetismo, numa instituição social, e leciono atualmente Matemática numa Universidade Sénior. Para além da academia, tenho experiência em Análise de Dados (back-end e front-end), Visualização de Dados e criação de dashboards, Ciência de Dados e Análise Preditiva. Destaco-me na resolução de problemas, investigação e interpretação de dados, aplicando competências analíticas para desenvolver rapidamente soluções, seja através de organização, trabalho em equipa, planeamento, gestão, programação ou inovação. Enquanto investigador, trabalhei em projetos que aplicam técnicas matemáticas e computacionais a dados biológicos, operacionais, sociais, e de outras fontes. Nas aplicações biológicas, estudei especificamente a evolução de vírus em termos de mutações e virulência. Embora esta investigação não tenha impedido a pandemia de COVID-19, projetos deste tipo contribuem para a base científica que permitiu o rápido desenvolvimento de vacinas. Sou Doutorado pela Cranfield University (Reino Unido), após um Mestrado em Física pela Universidade de Lisboa (Portugal). A minha tese de Doutoramento focou-se na análise de cadeias de abastecimento do sector automóvel e no desenvolvimento de um modelo de rede sintético capaz de reproduzir estruturas reais dessas cadeias. O modelo demonstrou elevada precisão, permitindo aos gestores prever estruturas de cadeia de abastecimento com dados mínimos. Ao nível das soft skills, a determinação e o trabalho árduo têm sido fundamentais no meu percurso. Acredito firmemente que o sucesso não está reservado aos génios — qualquer pessoa pode alcançar os seus objetivos com dedicação e perseverança.
Trabalho, Organizações e Tecnologia
Margarida Santos é professora auxiliar convidada no Iscte-Sintra nas áreas de Psicologia da Saúde e Psicologia da Educação. É Diretora da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Saúde, Coordenadora do Mestrado em Gestão da Transformação Digital no Setor da Saúde, no âmbito do projeto internacional ManagiDITH coordenado pelo Iscte, e Membro da Comissão Especializada em Assuntos Pedagógicos do Iscte-Sintra. Desde 2015 que coordena um projeto de investigação-acção na área da saúde, que promove o envolvimento das pessoas com doença e seus representantes nos processos de tomada de decisão na área da saúde. Este projeto é responsável pela Carta para a Participação Pública em Saúde (Lei n.º 108/2019, de 9 de setembro). Doutorada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e das Organizações e licenciada em Psicologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação tem focado os processos de tomada de decisão e a participação do público, em particular no domínio das políticas públicas (ex.: orçamentos participativos municipais), sendo autora ou co-autora de mais de 20 publicações científicas no domínio.
Álgebra Linear e Geometria
Análise de Circuitos Elétricos | Electrónica de Potência | Micro-controladores | Projeto Aplicado de Automação I | Projeto Aplicado de Automação II | Sensores, Atuadores e Processamento de Sinal
Mariana Catela Jacob Rodrigues é Professora Auxiliar no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e investigadora assistente no Instituto de Telecomunicações, no grupo de Instrumentação e Medição, em Lisboa. Licenciou-se e obteve o grau de mestre em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, em 2017 e 2019, respetivamente. É doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação pelo Iscte, desde 2024. A sua investigação centra-se na conceção de ambientes de vida assistida e ambientes adaptativos, através da implementação de redes de sensores sem fios e de módulos de software baseados em inteligência artificial. Os seus interesses de investigação incluem Sensores Inteligentes, Internet das Coisas, Monitorização Ambiental, Monitorização da Atividade Cardiorrespiratória, Desenvolvimento de Aplicações Móveis e Inteligência Ambiente. Atualmente, é Chair do IEEE Women in Engineering (WIE) Affinity Group e Chair do IEEE Instrumentation and Measurement Society Chapter do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa.
Fundamentos de Automação | Instrumentação e Controlo Industrial
Empreendedorismo e Inovação I
Interfaces Pessoa-Máquina
Planeamento e Gestão de Projetos
Fundamentos de Programação
Ph.D. em Educação com ênfase em Technology Enhanced Learning and Societal Challenges pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, revalidado como Doutor em Educação: Conhecimento e Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). MBA em Gerenciamento de Projetos pela UniChristus. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Assessor do gabinete da reitoria da UFCA para os temas de Inovação e Empreendedorismo. (2021-2023). Presidente do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo - CRIE. Representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação - SBC. Pesquisador Adjunto do Programa Eficiência - Pesquisa na Administração Pública. Bolsista FUNCAP do Programa Corredores Digitais (2022) pela Spin-Off GIR-Tech. Pesquisador colaborador do DRLE | Digital Learning Environments Group member. Pesquisador colaborador do DCG | Design Computation Group member. Líder do grupo de pesquisa CoDe - Computation and Design - UFCA / CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1108821139524391). Atua como gerente de projetos usando as boas práticas indicadas pelo PMBOK. Project Management Institute - Member ID: 2473758. Associado AISTI - Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Possui experiência como auditor interno da ISO9000 e modelagem de processos com BPMN - Business Process Model.
Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30
Candidatar
Voltar ao topo