Estudantes com Necessidades Educativas Específicas (GNEE)


O Iscte promove e defende um conjunto de valores éticos tais como a diversidade, a liberdade, a igualdade de oportunidades e a qualidade de vida e de trabalho de todos os estudantes.  

Pautado por estes valores, e adotando uma política de inclusão, foi criada no Gabinete de Aconselhamento ao Aluno (GAA) a valência de apoio aos estudantes com Necessidades Educativas Específicas (GNEE), garantindo assim que todos os esforços são efetuados para a sua plena integração.

Esta valência, tem como objetivo prestar apoio específico aos alunos com NEE funcionando como um facilitador do processo de integração do estudante na vida académica, bem como no acesso aos apoios disponíveis na instituição.


Competências:

  • Fazer a receção ao aluno com NEE;
  • Organizar e analisar o seu processo com vista à obtenção do estatuto no âmbito do Regulamento de Estudantes com Estatutos Especiais – capítulo VI);
  • Esclarecer dúvidas e prestar apoio aos estudantes com NEE e aos seus docentes;
  • Fornecer informações acerca dos tipos de ajudas e dos serviços disponíveis na instituição;
  • Articular os apoios necessários para cada caso com outros serviços internos e/ou externos, assim como com a Comissão Especializada do Conselho Pedagógico (CECP)

No campus do Iscte existem um conjunto de iniciativas e estruturas inclusivas tais como:

  • Edifícios adaptados;
  • Sistema de TeleAula – aulas à distância, em parceria com a fundação PT;
  • Sala Multimédia e Necessidades Educativas Específicas nos Serviços de Informação e Documentação (Biblioteca);
  • Adaptação de espaços;
  • Adaptação de materiais pedagógicos;
  • Workshops de formação promovidos pelos Serviços de Informação e Documentação;
  • Organização de jornadas e workshops dedicados à temática da inclusão.
  • Programa Erasmus + a tua experiência internacional Documento Informativo Erasmus +

Programa Erasmus + a tua experiência internacional Documento Informativo Erasmus +” e repete a informação:

Podes consultar toda a informação no site em https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/mobilidade/1161/mobilidade-passo-passo - “Mobilidade Passo-a-Passo” - nos pontos “Valor Bolsas” e “Existe algum apoio para estudantes com necessidades socioeconómicas ou necessidades especiais?” - todas as questões devem ser dirigidas para o email outgoing.iro@iscte.iul.pt

No ato da primeira matrícula, os estudantes que assim o pretendam, deverão dirigir-se ao gabinete de apoio aos alunos com GNEE (1W5) para solicitarem o apoio que necessitam. É aconselhável, caso pretendam candidatar-se ao Iscte, que contactem o Gabinete o mais cedo possível para garantir uma melhor e mais atempada resposta e que se informem previamente sobre os cursos e condições para estudantes com NEE.

Bolsas de estudo para frequência de estudantes com incapacidade

O regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo para Frequência no Ensino Superior de Estudantes com incapacidade igual ou superior a 60%, de acordo com o qual os estudantes elegíveis podem solicitar a concessão de uma bolsa de estudo correspondente ao valor da propina efetivamente paga.

Por aplicação da Lei do Orçamento do Estado para 2020, esta bolsa passou a corresponder ao valor da propina efetivamente paga, até ao limite do valor máximo do subsídio de propina atribuído pela FCT, I. P., para obtenção do grau de doutor em Portugal, fixado atualmente em 2750 €.

Para mais informações AQUI



Documentos de Apoio a Docentes


Contactos

E-mail: sas.nee@iscte-iul.pt

Telefone: +351 210 464 039 Ext. 293907

                 +351 21 790 3000 opção 1 e 4

Horário de atendimento

2ª, 3ª e 5ª Feira das 10:00 às 13:00 | 14:00 ás 18:30
(fora deste horário deverá ser contactado o Serviço de Ação Social - sala 1W02);

Localização: Sala 1W5 – Edifício Sedas Nunes (antigo Edifício I)



Ligações úteis

Back to top