ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
MestradoMestrado Integrado em Arquitetura

Mobilidade para todos

Autor
Costa, Cláudia Teresa Pacheco
Acesso
Acesso restrito
Palavras-chave
Espaço público
Desenho urbano
Mobilidade
Mobility
Espaço rural
Projecto urbano -- Urban design
Resumo
PT
Com esta investigação propõe-se estudar e desenvolver uma proposta sobre as questões de mobilidade em território rural, entre Pedrógão Grande e Pedrógão Pequeno. Este é um território deslocado dos grandes centros urbanos e caracterizado nomeadamente pelo isolamento, consequência, entre outros fatores, de uma mobilidade deficitária. Esta investigação parte de uma premissa ensaística sobre a possibilidade de desativação da central hidroelétrica como potencial ponto de partida para repensar este território, permitindo uma melhoria da qualidade de vida dos habitantes dos concelhos adjacentes. Este ensaio dá continuidade ao estudo desenvolvido pelos alunos da turma Atelier Na Margem, na 1.ª Edição de "Arquiteturas na Margem: O que te faz Feliz?", de Projeto Final de Arquitetura do ISCTE, que resultou em várias propostas de projeto individuais. Todas estas propostas foram desenvolvidas sob uma estratégia coletiva, com o objetivo de requalificar vários locais nos dois concelhos que tivessem uma relação próxima com a Barragem do Cabril. A estratégia desenvolvida neste ensaio reconheceu como foco de interesse estudar uma proposta de mobilidade que conseguisse dar resposta a questões identificadas no território. Como territórios remotos no interior do País e perante um aparente êxodo urbano crescente, torna-se urgente repensar o sistema de infraestruturas viárias. Reconheceu-se também que uma requalificação das vias poderia proporcionar uma aproximação entre os dois Concelhos. A estratégia delineada assenta numa transformação do espaço público, conferindo-lhe capacidades enquanto espaço agregador e de partilha entre todos.
EN

Relacionadas