Teses e dissertações

Mestrado
Informática e Gestão
Título

A aplicação do Balanced scorecard num sector empresarial

Autor
Cotrim, David Miguel Lopes
Resumo
pt
A monitorização do desempenho organizacional é uma das grandes preocupações para as empresas nos dias de hoje. Assim sendo, existiu a necessidade de desenvolver um sistema de controlo de gestão – o sistema de Balanced Scorecard. O presente projeto tem como metodologia um estudo de caso, contemplando o desenvolvimento e a implementação de um sistema de Balanced Scorecard para uma empresa do setor da engenharia geográfica. Este processo inclui três fases: análise da empresa e da sua envolvente; (re-)definição da sua estratégia/objetivos; e o desenvolvimento de um sistema. Partindo da análise da envolvente organizacional da empresa ABC, S.A., foi detetada a existência de dificuldades no cumprimento da estratégia definida. Desta forma, foi proposto a revisão dessa estratégia e segmentá-la em objetivos operacionais e, de seguida, em indicadores de desempenho. Servindo estes indicadores para calcular cada um dos objetivos e verificar se se encontram alinhados com a estratégia definida pela empresa. Todo este modelo é construído e implementado através de uma aplicação tecnológica para garantir um automatismo que calcule e monitorize a estratégia e os objetivos que a empresa pretende atingir. Assim, pretende-se definir os resultados a atingir e monitorizar se as ações operacionais se encontram de acordo com o planeado. Concluindo, é desejável que a empresa melhore o desempenho e agilize o seu processo de monitorização periódica dos objetivos organizacionais conduzindo ao sucesso e à criação de valor para a empresa. O que foi verificado através dos resultados obtidos com a implementação do sistema de Balanced Scorecard.
en
Monitoring the organizational performance is, today, a major concern for companies. Thus, there was the need to develop a management control tool - the Balanced Scorecard. This project has as a methodology a case study, covering the development and implementation of a Balanced Scorecard for a geographic engineering’s company. This process includes three phases: analysis of the company and its external environment; (re-)defining its strategy/objectives; and developing a system. Based on the analysis of the Company ABC, S.A.’s organizational environment, was detected the existence of difficulties in meeting the defined strategy. Thus, it was proposed to review the strategy and segment it into operational objectives and then on key performance indicators. Serving these key performance indicators to calculate each of the objectives and see if they are aligned with the strategy defined by the company. All of this model is built and implemented through a technological system to ensure an automatism that calculate and control the strategy and the objectives that the company wants to achieve. Thus, it is intended to define the results to achieve and verify if the actions are operating according to plan. In conclusion, it is desirable that the company improves performance and simplifies the process of monitoring of organizational objectives leading to success and value creation for the company. What was verified by the results obtained with the implementation of the Balanced Scorecard.

Data

19-nov-2015

Palavras-chave

Balanced scorecard
Indicadores de desempenho
Controlo de gestão
Management control
Gestão de performance
Performance management
Key performance indicators

Acesso

Acesso livre

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