Notícias
Decorreu esta manhã, 3 de novembro, a inauguração do Lisbon Underground Multicore Fiber Ring (LUMIRing-Iscte), o maior banco de testes de fibra ótica multinúcleo do mundo, instalado na Linha Amarela do Metropolitano de Lisboa.
O projeto, coordenado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, em colaboração com o Metropolitano de Lisboa e com diversos parceiros tecnológicos, cria um laboratório único a nível internacional para a investigação e experimentação em comunicações óticas em contexto real.
A sessão de inauguração contou com intervenções da Reitora do Iscte, Maria de Lurdes Rodrigues, do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, do Ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, da Presidente do Conselho de Administração do Metro de Lisboa, Maria Helena Campos, e de Adolfo Cartaxo, diretor do projeto e da delegação do Instituto de Telecomunicações no Iscte.
O evento terminou com uma visita à exposição patente no Edifício 4 do Iscte e com uma demonstração do funcionamento do banco de testes na estação do Metro da Cidade Universitária.
Para Jorge Costa, Vice-Reitor para a Investigação e Modernização Tecnológica do Iscte, o LUMIRing “terá impacto direto no posicionamento internacional de Portugal na área das comunicações óticas. Ao combinarmos investigação aplicada com validação em contexto real, criamos um espaço único de colaboração entre a indústria, uma universidade e centros tecnológicos”.
Saiba mais no site do LUMIRing-Iscte.