Notícias
O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa integra um conjunto de três instituições universitárias portuguesas que publicaram artigos científicos com maior relevância e impacto mundial, segundo dados oficiais divulgados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) no relatório "Produção Científica Portuguesa, 2014-2023: Ensino Superior Público Universitário".
O documento refere que "Analisando a percentagem de publicações entre as 10% mais citadas a nível mundial, verifica-se que o [Iscte –] Instituto Universitário de Lisboa se destaca, de entre todas as universidade portuguesas, com 13,3% do total das suas publicações, refletindo um aumento de 22% em publicações de topo face ao quinquénio anterior.", de 2014 a 2018. Segundo a entidade, "estes resultados atestam, não só a qualidade intrínseca da investigação produzida, mas também a sua relevância e visibilidade no panorama científico internacional". A métrica do top 10% das publicações mais citadas a nível mundial é utilizada para avaliar o impacto e a relevância da investigação científica.
A análise baseia-se em dados bibliométricos extraídos da plataforma internacional InCites™, da Clarivate Analytics, cuja fonte de dados é a Web of Science – Core Collection, que contém registos de artigos das revistas científicas de maior impacto no mundo, incluindo as de acesso aberto.
Medindo o impacto das publicações científicas, através do número de citações, o Iscte apresenta também um valor de 16% acima da média mundial.
Comparativamente com 2014 a 2018, o Iscte regista entre 2019 e 2023 um crescimento de 32% no número total de publicações.
"Estes resultados confirmam a aposta do Iscte em aumentar o seu investimento em mais e melhor investigação e na divulgação dos seus resultados em artigos científicos de revistas de topo", afirma Jorge Costa, professor catedrático do Iscte, reforçando o nosso compromisso com uma política de Ciência Aberta.
No âmbito da sua missão de produção e difusão de estatísticas sobre ciência, tecnologia e ensino superior, a DGEEC divulgou, pela primeira vez, um conjunto de indicadores sobre a produção científica das Instituições de Ensino Superior públicas em Portugal, no período compreendido entre 2014 e 2023. Os dados foram organizados de modo a permitir uma leitura anual e comparativa entre dois quinquénios: 2014–2018 e 2019–2023 e podem ser consultados no site oficial da DGEEC.