Notícias
Entre os dias 23 e 28 de junho de 2025, realizou-se a Escola de Verão Internacional "Smart Systems for Ambient Assisted Living: Healthcare and Environment", uma iniciativa do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, com o apoio da IEEE Instrumentation and Measurement Society, da Whymob e do Instituto de Telecomunicações.
Para além de Lisboa, a Escola de Verão decorreu também na Freguesia de Penha Garcia, em Idanha-a-Nova, reunindo 19 participantes internacionais, entre estudantes de Doutoramento, Mestrado e professores do Ensino Secundário, oriundos de diversas instituições e países.
Apostando na interdisciplinaridade, o programa explorou a convergência entre tecnologia, saúde e ambiente, através de exposições, workshops e atividades experimentais em diferentes contextos. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir a seis keynote lectures, em formato presencial e online, por especialistas de vários países, destacando-se temas inovadores nas áreas da instrumentação, inteligência artificial, saúde digital e monitorização ambiental.
A iniciativa foi também apoiada pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e incluiu sessões em contexto rural com especial destaque para a aplicação de tecnologias inteligentes em ambientes naturais e para o envelhecimento ativo.
A coordenação científica esteve a cargo do Professor Octavian Postolache (General Chair), docente da Escola de Tecnologias e Arquitetura e investigador integrado do Instituto de Telecomunicações, da Professora Mariana Jacob Rodrigues, docente do Iscte-Sintra e investigadora auxilair do Instituto de Telecomunicações, e do doutorando Gonçalo Ribeiro.
Mais informação sobre o programa e os intervenientes encontra-se disponível no site da IEEE IMS Portugal.