Notícias
O Iscte vai atribuir até 81 bolsas de Doutoramento no ano letivo 2025/2026, com o objetivo de atrair talento científico, reforçar a estabilidade financeira dos doutorandos e promover a excelência na investigação.
Serão disponibilizadas 32 bolsas de mérito, que incluem:
- Isenção de propinas;
- Subsídio mensal de cerca de 1 300 euros;
- Seguro social voluntário (opcional).
Estas bolsas são renováveis até ao limite da duração do programa e destinam-se a doutorandos a tempo integral, integrados em Unidades de Investigação do Iscte. Podem candidatar-se novos estudantes de Doutoramento ou estudantes atuais que avancem para o segundo ano com projeto aprovado.
Serão também atribuídas até 49 bolsas destinadas exclusivamente ao pagamento de propinas. Estas dirigem-se a estudantes que tenham concluído o Mestrado no Iscte nos dois anos anteriores, e que não tenham beneficiado de outras bolsas.
Os custos das bolsas serão totalmente suportados pelo Iscte. A medida pretende combater a principal causa de insucesso nos Doutoramentos – a dificuldade em conciliar custos académicos com despesas de vida – e reforçar a dedicação plena dos estudantes à investigação.
“O Iscte quer garantir condições que permitam aos doutorandos dedicar-se a tempo inteiro à investigação e desenvolver carreiras científicas de excelência”, afirma Teresa Grilo, Pró-Reitora para o Desenvolvimento Curricular e Pedagógico. “Queremos tornar os nossos programas mais competitivos a nível nacional e internacional.”.
Os critérios de seleção são definidos por cada programa de Doutoramento. Os resultados serão divulgados no final de setembro de 2025. Em alguns casos, os bolseiros poderão também colaborar no ensino, reforçando a ligação institucional e o seu percurso académico.
Para saber mais, consulte o Regulamento para atribuição de Bolsas a Estudantes de 3.º ciclo do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa ou contacte a Unidade de 3.º ciclo através do e-mail phd@iscte-iul.pt.