Notícias

Institucional • 05 jun 2023
Prémio distingue livro de Miguel Vale de Almeida (em co-autoria)

O antropólogo Miguel Vale de Almeida venceu o "Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga”, com o seu mais recente livro, escrito em parceria com Ethel Feldman. O prémio foi atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE)  e Câmara Municipal de Coimbra e distingue “Pedra Branca. Rosa Feldman, uma história de vida do século XX", edição da Caminho/Leya. Será entregue dia 4 de julho de 2023, em Coimbra.

Miguel Vale de Almeida é investigador do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia e professor da Iscte Escola de Ciências Sociais e Humanas.

Quanto ao prémio, o júri evoca que “a obra apresenta uma riqueza e uma originalidade que vão além da questão do género (…) Este livro toca num ponto essencial e sensível: o do valor absoluto da pessoa humana, num contexto histórico complexo, fora de qualquer brilho ou notoriedade. Trata-se de um excelente exemplo de como a biografia de uma época (grosso modo, o século XX) se casa na perfeição com uma história pessoal de vida, que faz da biografia de uma pessoa (Rosa) um retrato de uma família e um retrato social (conjugado com o seu ethos). As duas perspetivas diferentes, uma mais pessoal e outra de cariz antropológico, conjugam-se aqui de forma complementar e enriquecedora.”


(Foto: Miguel Baltazar/CM)

Voltar ao topo