Notícias

Internacional • 29 mai 2023
Projeto HumAct na Escola de Verão de Cabo Verde

Uma equipa de docentes e investigadores do Iscte está desde ontem, 29 de maio, em Cabo Verde, no âmbito da 2.ª Escola de Verão “HumAct: Mudanças Climáticas e Deslocamentos” que decorre até 10 de junho.

Da Iscte Escola de Sociologia e Políticas Públicas participam Paulo Pedroso, Joana Azevedo, Cláudia Pereira, Susana Santos e Ana Teresa Afonso. A presença dos docentes e investigadores do Iscte acontece na Universidade de Cabo Verde, na cidade da Praia, e na Universidade de Santiago, na Assomada.

Esta Escola de Verão tem por tema “Ação Humanitária, Prevenção de Desastres e Soluções Tecnológicas inovadoras e Sustentáveis” e visa promover debates interdisciplinares sobre Ação Humanitária em contexto de mudanças climáticas, o seu impacto e o potencial de tecnologias inovadoras, enquanto instrumento de mitigação e adaptação para aumentar a resiliência para os países em desenvolvimento. Compreende workshops, palestras, demonstrações, debates e visitas de estudo, mediadas pela utilização de metodologias ativas que proporcionem a literacia critica sobre os temas abordados.


Esta é uma organização conjunta da Universidade de Cabo Verde e da Universidade de Santiago, com as universidades parceiras de Moçambique (Universidade Pedagógica de Maputo, Universidade de Rovuma e Universidade de Pùngué), o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade Kapodistrian, de Atenas. A Escola de Verão tem como facilitadores os professores de universidades parceiras e profissionais com reconhecida experiência na área.

O projeto HumAct é financiado pelo Programa Erasmus+ - Capacity Building for Higher Education e, através do mesmo, estão a ser lecionados pela primeira vez conteúdos de Ação Humanitária em Cabo Verde e Moçambique.

Voltar ao topo