Notícias

Investigação • 13 abr 2023
Professora do Iscte escolhida para acompanhar vítimas de abusos da Igreja
A psicóloga Rute Agulhas, professora assistente convidada no Iscte, foi escolhida para liderar a nova Comissão sobre os Abusos Sexuais na Igreja. O convite partiu de D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa.
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Rute Agulhas é também consultora do Conselho da Europa no projeto `Child-friendly justice'. Reúne mais de 20 anos de experiência na área da prevenção e abordagem aos maus-tratos, negligência e abuso sexual de crianças e adolescentes, avaliação psicológica forense e intervenção familiar.
Rute Agulhas já integrava a Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis do Patriarcado de Lisboa, e será anunciada à frente do novo “grupo operativo” que dará continuidade à comissão liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, pela necessidade de “acolhimento e acompanhamento das vítimas de abusos”. O anúncio oficial deverá acontecer no plenário da Conferência Episcopal a decorrer na próxima semana.
Voltar ao topo