Notícias

Investigação • 15 jul 2021
Medalha de Mérito Científico para Rosa Maria Perez

Rosa Maria Perez foi agraciada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a Medalha de Mérito Científico, durante o Encontro Ciência 2021, que se realizou em Lisboa.

A medalha de mérito científico destina-se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

Rosa Maria Perez é antropóloga e investigadora do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA, Iscte). Até agosto de 2020, foi professora do Departamento de Antropologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. Tem sido professora visitante em diferentes universidades nos Estados Unidos (particularmente Universidade de Brown), Europa, Moçambique, Brasil e Índia. Desde 2012, Perez é professora visitante do Indian Institute of Technology (IIT) Gandhinagar, onde é atualmente professora convidada. A sua pesquisa principal é sobre a sociedade indiana e segregação social (com foco particular em Dalits e mulheres), estudos de mulheres, colonialismo e pós-colonialismo na Índia, metodologia de trabalho de campo, antropologia pública e direitos humanos.

Perez é consultora da Comissão das Nações Unidas para a Igualdade de Género e Empoderamento das Mulheres e de Conselhos Europeus sobre Ásia. O seu último livro em inglês é Transdiciplinary Ethnography in India: Women in the Field, coeditado com Lina M. Fruzzetti (Routledge, Londres e NY, 2021).

Voltar ao topo