Notícias

Investigação • 10 mar 2021
CRIA integra Laboratório Associado sobre Património Cultural

A candidatura ao concurso para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado da FCT - intitulada Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território [IN2PAST] - foi aprovada e financiada pela FCT, e nela está integrado o CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia, do qual o Iscte faz parte. 

O consórcio é composto por diversas unidades de investigação - CESEM, CHAIA, HERCULES, IHA, IHC e o LAB2PT, em estreita articulação com as unidades de gestão do CRIA.

O CRIA é a primeira unidade de investigação exclusivamente de Antropologia a receber o título de laboratório associado.

No mesmo concurso  foram aprovados outros dois laboratórios associados com participação de unidade de investigação do Iscte:

- o novo Sociodigital Lab for Public Policy, que agrega seis unidades de investigação do Iscte (CIES. CIS, BRU, CEI, Dinâmia’CET e ISTAR);
- o Instituto de Telecomunicações (IT), centro de investigação que, além do Iscte. intregra investigadores de várias instituições do Ensino Superior de todo o país. 

Os Laboratórios Associados são componentes estruturantes do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e consistem em instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ou consórcios de instituições de I&D que assumem compromissos institucionais explícitos para a prossecução de objetivos de política científica e tecnológica nacional. Para tal, estes laboratórios devem possuir uma dimensão de recursos humanos e infraestrutura científica que lhes permita de forma sustentada a promoção de carreiras científicas e técnicas para doutorados.

Voltar ao topo