Notícias

Institucional • 01 set 2020
Iscte recebe selo de excelência na desinfeção contra a Covid-19

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa recebeu o selo Disinfection Monitored – Cleaning Checked, que avalia as condições de higiene e segurança contra o novo coronavírus. Esta certificação resulta de uma auditoria da SGS, empresa líder mundial em inspeções de higiene e segurança.  

“Com o arranque do novo ano letivo, pretendemos mostrar à nossa comunidade académica que o Iscte está preparado e empenhado em oferecer as melhores condições para o normal exercício da sua atividade”, afirma Jorge Costa, vice-reitor do Iscte para os Sistemas de Informação e da Qualidade. “A obtenção deste selo permite validar que os procedimentos que implementamos como medidas preventivas ao vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), fornecem as condições necessárias para o regresso ao normal funcionamento desta instituição”.

Medidas tomadas

O Iscte introduziu caixotes de lixo sem tampa ou de pedal, com mecanismos que evitem o toque: abertura parcial a 45º com um calço no caso dos contentores de resíduos indiferenciados (localizados no exterior) e contentores de colocação de máscara (localizados no interior). A esta medida juntam-se a priorização da ventilação natural, com a abertura de janelas e portas; a limpeza constante de todos os espaços; o distanciamento social nas salas de aula e auditórios, através de lugares alternados, e a distribuição de dezenas de dispensadores de álcool-gel por toda a instituição.

O Desinfection Monitored – Cleaning Checked é uma solução que consiste na verificação dos índices de limpeza das organizações, através da recolha de amostras e análises no local, que atestam e garantem e a eficiência dos processos de limpeza e de higienização desenvolvidos pelas instituições. A segurança dos trabalhadores, a limpeza e desinfeção dos espaços e infraestruturas, assim como o funcionamento da organização e controlo dos locais de trabalho são alguns dos aspetos avaliados pelo programa de certificação.

Voltar ao topo