Notícias

Investigação • 15 mai 2020
Iscte combate “infodemia” da desinformação

O MediaLab do Iscte criou o website CovidCheck.pt, projeto financiado pela iniciativa Gulbenkian Soluções Digitais Covid-19, e que foi selecionado de entre 280 candidaturas, numa iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian com o apoio da EDP.

O CovidCheck.pt é uma rede pública de conhecimento sobre a Covid-19, que nasceu da constatação de que um dos grandes problemas desta pandemia provocada pelo coronavírus é a falta de informação ou informação dúbia e incompleta. Ao mesmo tempo, constatou-se que existe uma verdadeira infodemia de desinformação, com consequências perigosas para a saúde pública. Houve, por isso, a necessidade de agir para ajudar a conter a infodemia, pondo a uso do combate à falta de informação e desinformação o “know-how” adquirido ao longo de anos de investigação dos fenómenos comunicacionais.

Este projeto resulta de uma parceria entre o MediaLab do Iscte, a Sociedade Portuguesa de Psicanálise e o Cenjor – Centro para a Formação de Jornalistas, e conta com o apoio especializado da Evidentia Médica. A equipa do MediaLab liderada pelo professor catedrático Gustavo Cardoso, é composta por Ana Pinto-Martinho, Inês Narciso, José Moreno, Miguel Crespo e Rita Sepúlveda.

Voltar ao topo