Notícias

Institucional • 02 out 2019
Iscte Conhecimento e Inovação com projeto aprovado

O projeto de requalificação do antigo edifício do IMT, onde será instalado o Iscte Conhecimento e Inovação, já foi aprovado pela Câmara Municipal de Lisboa.

Este projeto foi desenvolvido por uma equipa constituída por dois professores do Iscte (Bernardo Pizarro Miranda e Pedro Luz Pinto) e uma ex-aluna do MIA Iscte (Susana Rego). Esta equipa contou ainda com a colaboração de estudantes de Arquitetura do Iscte.

Entretanto, a 30 de agosto foi submetida com sucesso a candidatura para o financiamento do projeto através de fundos europeus, aguardando-se agora a decisão final.

O projeto Iscte Conhecimento e Inovação consiste na criação de um Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias, reunindo num edifício único, renovado, requalificado e modernizado, os vários centros e grupos de investigação, recursos tecnológicos, laboratórios e parcerias existentes no Iscte.

A requalificação do edifício do IMT e a sua integração no campus do Iscte permitirão optimizar as condições existentes em múltiplos planos. 

Em primeiro lugar, pela melhoria significativa das condições de trabalho colaborativo e interdisciplinar, cada vez mais um requisito das atividades de investigação e de valorização do conhecimento.

Em segundo, a criação do centro de inovação e valorização do conhecimento que resultará do projeto de requalificação - o Iscte, Conhecimento e Inovação -, com uma frente extensa para a Avenida das Forças Armadas, permitirá ganhar visibilidade e melhorar a relação com a cidade e as suas diferentes instituições.

Em terceiro lugar, a requalificação será exemplar do ponto de vista da sustentabilidade, da recuperação do património construído e do envolvimento de docentes, investigadores e alunos no desenvolvimento do projeto.

Voltar ao topo