Notícias

Simpósio • 26 set 2018
Especialistas mundiais em comunicações wireless reunidos no ISCTE-IUL

O 15º Simpósio Internacional sobre Sistemas de Comunicação Wireless (ISWCS 2018) realizou-se no ISCTE-IUL em parceria com o Instituto de Telecomunicações (IT). Algumas das mais influentes personalidades mundiais da ciência e indústria das comunicações sem fios participaram no encontro, que reuniu 205 académicos, investigadores da indústria, engenheiros e profissionais de mais de 50 países.

O ISCWS foca-se nas comunicações wireless (especialmente na “camada física” das comunicações, mas não só), sendo um dos principais eventos científicos internacionais sobre processamento de sinal, teoria da comunicação, modelação de canais radio, bem como sobre os aspetos de ligações em rede.

As palestras plenárias foram dadas por nomes de primeira linha, como o Prof. Ian Akyildiz (o investigador mais citado do mundo na área das comunicações sem fios), o Prof. Syed Jafar (um dos mais citados cientistas em teoria de informação de redes sem fios e inventor do “alinhamento de interferência”), o Prof. Angel Lozano (um dos mais influentes investigadores em processamento de sinal em wireless), o Prof. Mérouane Debbah (também um dos mais influentes cientistas em wireless e atualmente diretor de investigação nos Huawei European Labs, em Paris) e o Dr. Harish Viswanathan (diretor da investigação em radio nos Nokia Bell-Labs, em Nova Jérsia, EUA). Todos eles são fellows do IEEE, a maior organização técnico-científica e profissional do mundo.

O ISWCS 2018 contou com seis tutoriais em tópicos de ponta e emergentes, lecionados por investigadores líder nessas áreas, 29 sessões técnicas com apresentação de artigos, e ainda com duas sub-conferências agregadas ao ISWCS 2018.

O Simpósio decorreu na última semana de agosto, e teve como patrocinadores técnicos a IEEE Communications Society (ComSoc), a IEEE Vehicular Technology Society (VTS) e a European Association for Signal Processing (EURASIP). Da parte da indústria, o patrocinador foi a Rohde & Schwarz.

Voltar ao topo