Notícias

Prémios • 05 jul 2018
João Ferreira de Almeida distinguido

O Professor Emérito do ISCTE-IUL João Ferreira de Almeida recebeu uma das 13 Medalhas de Mérito Científico atribuídas em 2018 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

As Medalhas de Mérito Científico são atribuídas a individualidades nacionais ou estrangeiras pelo seu contributo para o desenvolvimento da ciência e da cultura científica em Portugal.

O Professor João Ferreira de Almeida é licenciado em Direito e doutorado em Sociologia. Entre 1992 e 2005 foi presidente do ISCTE, instituição onde está desde a fundação, em 1972. Atualmente é Professor Catedrático Jubilado.

Foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia e diretor da revista Portuguese Journal of Social Science. Desenvolveu investigação  nas  áreas de  processos  culturais  e  simbólicos, exclusão social, estudos rurais, educação e juventude, desenvolvimento económico  e  social,  valores  e  representações  sociais, e classes  e  estratificação social.

João Ferreira de Almeida foi representante português na comissão permanente para as ciências sociais da European Science Foundation e membro do conselho consultivo do European Social Survey.

Voltar ao topo