Notícias

Institucional • 28 jul 2017
Professora do ISCTE-IUL eleita presidente da ERGOMAS

A professora Helena Carreiras, Diretora da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL, foi eleita presidente da Associação Europeia ERGOMAS (European Research Group on Military and Society), com um mandato até 2019.

No momento da eleição, Helena Carreiras sublinhou o significado particular do desafio que tem pela frente, “num momento em que tantos valores fundamentais no coração da construção europeia – que são também a base para uma ciência livre e independente – estão sob ameaça: democracia, liberdade, justiça, o primado da lei e os direitos humanos”. E afirmou acreditar que “as organizações, tal como outros grupos e indivíduos, têm a responsabilidade de proteger e promover esses valores”.

A nova presidente da ERGOMAS entende que a associação deve apoiar os seus membros em países onde têm sido impostas restrições crescentes à liberdade de pensamento e de movimento, ou mesmo censura e violência política”.

A ERGOMAS (http://ergomas.ch/index.php), fundada em 1986, é uma associação científica dedicada à investigação colaborativa sobre forças armadas e sociedade.  Centra-se nas áreas da sociologia e das políticas públicas mas tem um caráter multidisciplinar, abrangendo também investigadores de outras disciplinas.

Voltar ao topo