Notícias

Investigação • 03 jul 2017
A Realidade Virtual ao serviço da população
Gabinete de Apoio à Investigação
Edifício Sedas Nunes, piso 2, sala 2S12
gai@iscte.pt
(+351) 210 464 171/2
10:00-18:00

O novo Mercado da cidade de Ponte de Sôr, que vai criar uma área para startups e empresas criativas, foi apresentado através de uma experiência de Realidade Virtual Imersiva desenvolvida pelo grupo D.L.S. do ISTAR-IUL.

 Usando um Head Mounted Display (HDM) foi possível a todos os que se deslocaram à Feira dos Sabores navegar virtualmente no futuro edifício do mercado da cidade e nas áreas envolventes. Esta tecnologia garante uma imersividade plena e uma sensação de presença inalcançável com qualquer outra ferramenta de representação e visualização em arquitetura. Segundo o Arquiteto João Monteiro, autor do projeto de arquitetura “Este método de ver um espaço futuro tem enorme potencial para a comunicação com clientes e leigos nos códigos de arquitetura”. A realidade virtual imersiva dá ao utilizador a experiência de estar no espaço real. O utilizador pode caminhar virtualmente ao seu gosto optando pelo percurso que entender e olhando em todas as direções.

“Constatei mais uma vez que plantas, cortes e alçados e mesmo maquetes não são compreendidos pela maioria das pessoas, mas neste ambiente apreendem perfeitamente os espaços” declarou Sara Eloy, que liderou a equipa de investigadores que adaptou o modelo de arquitetura para realidade virtual e acompanhou a demonstração.

Esta parceria entre o ISCTE-IUL, o atelier João Correia Monteiro arquitetos e a Câmara Municipal de Ponte de Sôr possibilitou a todos os seus munícipes um conhecimento profundo do novo espaço que resultará da renovação do mercado da cidade.

Voltar ao topo