Notícias

Investigação • 21 fev 2017
Da formação à ação

Nasceu uma máquina de intervenção que está a fazer mudar vários locais da cidade de Lisboa, até aqui, vazios de atividade. O curso de Especialização em Territórios Colaborativos: Processos, Projeto, Intervenção e Empreendedorismo lecionado no ISCTE-IUL, e que soma já uma 3ª edição, tem sido o motor de um conjunto de projetos de intervenção comunitária na sua vertente cultural, social e de reabilitação urbana.

Através desta iniciativa, desenvolvida por uma equipa de investigadores multidisciplinar, ancorada na coordenação no Vitruvius FabLab, laboratório associado ao ISTAR-IUL, está a decorrer o projeto ‘Liga-te ao Bairro’ que foi um produto da 1ª edição do curso, promovido numa parceria com outras instituições e financiado pelo programa BIPZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Com esta iniciativa foi possível identificar a zona urbana da Quinta do Lavrado com potencial de requalificação e os alunos fizeram o mapeamento da zona na fase de diagnóstico participado do Plano Ação Local USER Lx (URBACT). O sucesso deste projeto espelha-se na proposta para uma segunda fase do mesmo.

Da 2ª edição do curso nasceu o projeto ‘Pampulha Cria Valor’, também em curso, cujo objetivo central é o de melhorar a qualidade de vida da população da Pampulha – Vale de Alcântara, em particular dos idosos, através do mapeamento coletivo dos serviços à comunidade local e da diminuição de barreiras físicas e arquitetónicas que dificultam/impedem uma maior utilização do espaço público e acesso aos bens essenciais.

Estão ainda outros dois projetos em curso, no âmbito do mesmo programa, desenvolvidos independentemente do curso referido, mas que envolve a equipa de investigadores do ISTAR-IUL em parceria com outras entidades. O projeto ‘Sai da Caida Bensaúde’ de intervenção no Bairro Alfredo Bensaúde na área do desporto e cultura de forma a promover a coesão social; e o projeto de criação do Centro Comunitário Novo Horizonte a implementar no Bairro Horizonte na Penha de França.

Deste último nasceu a ideia de realização da Escola de Verão ‘Living Earth’ que terá lugar no ISCTE-IUL de 15 a 28 de junho de 2017, promovida pelo Vitrivius FabLab, Centro da Terra e Arquitetos Sem Fronteiras, também integrado no programa BIP/ZIP - Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária.

Mais Informações

Summer School Living Earth
Voltar ao topo