ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
A comitiva acompanhou o ponto de situação da obra e visitou o quarto modelo de construção, que incorpora as adaptações mais recentes ao projeto. A residência, que resulta de um projeto conjunto desenvolvido pelo IPL, Iscte, NOVA e Câmara Municipal da Amadora, encontra-se em fase de construção, com conclusão prevista para 30 de março de 2026.
A nova residência resulta da adaptação de edifícios existentes e da construção de um novo bloco na antiga “Quinta-do-Estado”. O projeto prevê 240 camas, distribuídas equitativamente pelas três instituições de Ensino Superior. As tipologias incluem quartos individuais, quartos duplos e pequenas unidades habitacionais, complementadas por zonas sociais e de convivência, espaços exteriores verdes, áreas de estudo e zonas destinadas a refeições. A intervenção contempla dois edifícios distintos, um dedicado a salas de estudo e áreas de trabalho, outro com as unidades de alojamento, áreas de refeição e espaços de convívio.
Este investimento integra o Plano Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e representa um passo importanteno reforço da oferta pública de alojamento estudantil na Área Metropolitana de Lisboa.
Saber mais sobre a oferta de alojamento do Iscte na página da Ação Social.