ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
A sua investigação incide sobre migração, mobilidades, estudos de género, desigualdades sociais e estudos pós-coloniais. Atualmente, é Editora Associada da revista Comparative Migration Studies.
No semestre de primavera de 2026, Thais França vai lecionar a disciplina Portugal: da política de “acolhimento” à mobilização anti-imigração no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University. O curso pretende examinar a transformação do panorama migratório em Portugal, desde um legado colonial de abertura à diversidade cultural até à ascensão de movimentos anti-imigração. Explora como o mito nacional de um país aberto à diversidade, moldado pelo passado colonial, obscurece questões de racismo e migração. Vai ser analisada também a evolução das políticas migratórias num contexto pós-colonial, o papel dos media na perpetuação de estereótipos e o crescimento da mobilização da extrema-direita contra a imigração.
Este programa resulta de uma parceria entre a FLAD e a Universidade de Brown, ao abrigo do qual todos os anos são selecionados dois docentes portugueses ou a residir em Portugal para lecionarem um semestre na Universidade de Brown, no âmbito das áreas da História ou Ciências Sociais, abordando Portugal contemporâneo.
A par de Thais França, foi também selecionada Ana Balona, docente na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. A escolha das duas candidatas teve em conta a qualidade dos currículos, a experiência de ensino em inglês e a pertinência dos programas das disciplinas propostas pelas selecionadas.
Muitos parabéns!