ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Prémio distingue livro de Miguel Vale de Almeida (em co-autoria)

2023-06-05
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O antropólogo Miguel Vale de Almeida venceu o "Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga”, com o seu mais recente livro, escrito em parceria com Ethel Feldman. O prémio foi atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE)  e Câmara Municipal de Coimbra e distingue “Pedra Branca. Rosa Feldman, uma história de vida do século XX", edição da Caminho/Leya. Será entregue dia 4 de julho de 2023, em Coimbra.

Miguel Vale de Almeida é investigador do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia e professor da Iscte Escola de Ciências Sociais e Humanas.

Quanto ao prémio, o júri evoca que “a obra apresenta uma riqueza e uma originalidade que vão além da questão do género (…) Este livro toca num ponto essencial e sensível: o do valor absoluto da pessoa humana, num contexto histórico complexo, fora de qualquer brilho ou notoriedade. Trata-se de um excelente exemplo de como a biografia de uma época (grosso modo, o século XX) se casa na perfeição com uma história pessoal de vida, que faz da biografia de uma pessoa (Rosa) um retrato de uma família e um retrato social (conjugado com o seu ethos). As duas perspetivas diferentes, uma mais pessoal e outra de cariz antropológico, conjugam-se aqui de forma complementar e enriquecedora.”


(Foto: Miguel Baltazar/CM)