ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
É lançado esta semana o livro “Jovens e o Trabalho em Portugal - Desigualdades, (des)proteção e futuro” de Renato Miguel do Carmo (coord.), Inês Tavares, Rodrigo Vieira de Assis, Ricardo Barradas e Fátima Suleman.
O livro resulta de uma série de análises e reflexões em torno dos resultados de um inquérito à população jovem, realizado em parceria entre o Observatório das Desigualdades e o Observatório do Emprego Jovem.
Lançado pela Actual Editora, a obra traça o cenário presente e sugere prioridades de atuação para o futuro. Dele ressalta que as condições socioeconómicas de origem e o género continuam a ser fatores determinantes no acesso ao ‘elevador social’.
“Apesar do enorme avanço que Portugal conheceu nas últimas cinco décadas, o mercado de trabalho atual continua a confrontar-se com debilidades estruturais que afetam as condições laborais e socioeconómicas de um conjunto alargado de trabalhadores, especialmente dos mais jovens.”