ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Iscte

Já disponível «As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal» de José Rebelo

2015-01-29


A nova obra da editora Mundos Sociais «As Novas Gerações de Jornalistas em Portugal» de José Rebelo (organizador) já está disponível online www.mundossociais.com.

Descrição da obra:

O presente estudo debruça-se sobre os jornalistas que entraram na profissão depois do ano 2000, isto é, em plena crise económica e financeira, com um mercado de trabalho em recessão permanente, empresas que encerram, outras que se associam em grupos multimédia, com a concomitante redução de efetivos. Neste conjunto de jornalistas, onde avultam os eternos estagiários, ou seja, aqueles que acumulam estágios e mais estágios sem jamais conseguirem regularizar a sua situação profissional, grassam o pessimismo, a amargura, o desencanto face a uma profissão que, no espaço público, sempre se caracterizara por um estatuto de privilégio. Daí que 63% dos 515 jornalistas que responderam a um inquérito por questionário (um quarto do universo), já tenham colocado a hipótese de abandonar a profissão. Surpreendente, se se tiver em conta que, à data da investigação, a esmagadora maioria dos inquiridos tinha menos de dez anos de atividade.