ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Investigação

Iscte presente na Portugal Smart Cities Summit 2023

2023-10-17
Publicado por
Gabinete de Comunicação

A edição de 2023 da cimeira Portugal Smart Cities realizou-se na FIL, entre 10 e 12 de outubro, e contou com a participação do Iscte através de vários dos seus investigadores e de um stand próprio.

A conferência reuniu o sector português das Smart Cities, juntamente com alguns dos maiores nomes da indústria internacional, com representação de empresas expositoras de mercados externos, com destaque para a China.

No evento foram abordados dossiês como a relação entre municípios, empresas e cidadãos, e temas como a energia, a mobilidade, a ciência, a saúde, o bem-estar, ou os sectores da água, do ambiente e da sustentabilidade. Houve lugar a palestras em que vários especialistas analisaram o estado atual da arte numa variedade de sectores, enunciando desafios prementes.

Neste palco houve espaços – como Smart Garden ou SmartB2B – que permitiram explorar oportunidades de negócio e estabelecer contactos com os participantes. E, neste contexto, o Iscte partilhou os resultados do InCITIES, projeto internacional que coordena através da vice-reitora Maria das Dores Guerreiro e da Professora Catarina Ferreira da Silva, que dirige o ISTAR - Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura do Iscte.

Como coordenadora do InCITIES, a Professora Catarina Ferreira da Silva apresentou o projeto durante a conferência. Foram ainda apresentados mais nove outros projetos em curso ou concluídos no Iscte. Assim, o vice-reitor, arquiteto Bernardo Pizarro Miranda, apresentou o novo edifício Iscte Conhecimento e Inovação, reconstruído segundo os princípios da New European Bauhaus. A Professora Sibila Marques apresentou o seu projeto GreenCity4Aging, sobre os efeitos das ruas verdes urbanas na mobilidade, integração social e envelhecimento entre as pessoas de terceira idade. Por sua vez, o Professor Miguel Sales Dias abordou a temática das aplicações móveis, baseadas na inteligência artificial, para resposta à saúde pública, com o projeto FCT AIM Health.

O evento contou ainda com a presença de responsáveis políticos, nomeadamente a ministra da Coesão Territorial, o ministro da Economia e do Mar, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, entre outros. Nesta edição, a Eslováquia e Bratislava foram as convidadas da cimeira sobre “cidades inteligentes”, que reuniu, nesta edição, uma centena de expositores e oradores.