ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Investigação

Iscte participa em polo de inovação digital para a Administração Pública

2022-01-26
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias do Iscte (CVTT-Iscte) e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, juntaram-se à Agência para a Modernização Administrativa (AMA) para a criação do Polo de Inovação Digital AI4PA – Artificial Intelligence for the Public Administration, ou Inteligência Artificial e Ciência de Dados no Setor Público.

O AI4PA, que foi lançada em 26 de janeiro de 2022, num evento online, visa apoiar a otimização das políticas públicas nas várias áreas de governação através da promoção de soluções digitais inovadoras com base na Inteligência Artificial e Ciência de Dados. No evento de lançamento, o Iscte esteve representado pelo docente e investigador José Miguel Sales Dias.

O objetivo do Polo é apoiar a transição digital nas várias áreas de intervenção do Estado, a diferentes escalas territoriais, através do desenvolvimento de serviços e soluções inovadoras assentes em ciência dos dados e inteligência artifical, assim como aumentar as competências das entidades públicas e das pequenas e médias empresas (PME) que lhes prestam serviços.

A AMA irá assumir a coordenação geral deste polo, que reúne mais de duas dezenas de parceiros, entre administração (central, regional e local), academia e empreas, facilitando o contacto com outras entidades da AP, partilhando experiências nos domínios da aplicação de soluções digitais à AP e contribuindo para a disseminação de boas práticas.

A lista de membros também inclui a Associação Empresarial de Sintra, a Associação Industrial Portuguesa - Câmara de Comércio e Indústria, a Associação Nacional de Pequenas Médias Empresas, a Audax, a Cisco, a CoLABOR, a Esri Portugal, a Mentortec, a MORE CoLAB, a UGT - União Geral de Trabalhadores, a Uninova, a Câmara Municipal de Sintra, a Câmara Municipal de Viseu, a Comunidade Intermunicipal do Oeste, bem como a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e o Gabinete de Estratégia e Planeamento, num esforço conjunto para  aprofundar parcerias em áreas técnico-científicas no âmbito de atuação deste protocolo.