ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Iscte no grupo das universidades mais sustentáveis do mundo

2020-12-14
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa participou novamente no UI GreenMetric, um ranking que classifica as universidades mais sustentáveis do mundo relativamente ao seu desempenho ambiental em 2019.

Na edição deste ano, o Iscte posicionou-se nas primeiras 400 universidades, de um total de 911 instituições de 84 países. O Iscte é, igualmente, uma das melhores universidades do ponto de vista da sustentabilidade dentro do grupo das instituições que se localizam no centro das cidades: 40ª posição num total de 158 universidades.

O Iscte destacou-se na categoria Educação e Investigação devido à forte presença da sustentabilidade no ensino e na realização de eventos e iniciativas nesta área. Ao nível do campus, destacou-se ainda na área de Gestão de Resíduos, com a existência de programas de reciclagem e de redução do uso de plástico e no indicador Transportes e Mobilidade, pelo acesso e incentivo à utilização de meios de transporte sustentáveis.

A participação neste ranking integra-se na implementação da recente política de sustentabilidade do Iscte. Durante o ano de 2019, reforçaram-se as ferramentas de monitorização da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao nível do Ensino e da Investigação, com o alargamento à classificação de dissertações de mestrado. Desenvolveu-se também o plano de ação da dimensão Pessoas no contexto da política de sustentabilidade. O Iscte garantiu ainda, em 2019, a renovação da certificação ambiental do campus pela norma ISO14001, um reconhecimento internacional atribuído apenas às instituições que garantem o cumprimento e a implementação das melhores práticas ambientais.

Saiba mais acerca do que o Iscte fez para se tornar mais sustentável nos últimos dois anos: aqui.

Sobre o GreenMetric

O UI GreenMetric World University Rankings pretende avaliar o compromisso das Universidades com a criação de um campo sustentável. Para isso utiliza 6 indicadores de desempenho: ambiente e infraestrutura (15%), energia e mudanças climáticas (21%), gestão de resíduos (18%), água (10%), transportes (18%) e educação e investigação (18%). Este ranking teve a primeira edição em 2010 e tem como principal objetivo sensibilizar as Instituições de Ensino Superior para a importância da criação de campus sustentáveis. Em 2020, participaram 911 universidades de 84 países.