ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Internacional

Iscte assina Declaração para o Desenvolvimento do Serviço Social e Ação Humanitária no século XXI

2023-11-28
Publicado por
Unidade de Apoio Técnico Adminstrativo
Legenda: Paulo Pedroso, Diretor INOVHUMRE; Antonio López Peláez, UNED-ICSW; Jorge M. Ferreira, Iscte; Sangmok Suh, Presidente do ICSW; Annamaria Campanini, Presidente do IASSW; Joachim Mumba, Presidente do IFSW.
Legenda: Paulo Pedroso, Diretor INOVHUMRE; Antonio López Peláez, UNED-ICSW; Jorge M. Ferreira, Iscte; Sangmok Suh, Presidente do ICSW; Annamaria Campanini, Presidente do IASSW; Joachim Mumba, Presidente do IFSW.Fotografia: Hugo Alexandre Cruz / Iscte Flickr Iscte: https://www.flickr.com/photos/iscteiul/53337625873/in/album-72177720312648901/


A Declaração de Lisboa para o Desenvolvimento do Serviço Social e Ação Humanitária no século XXI foi assinada a 16 de novembro de 2023, em Lisboa, no Iscte. Um marco importante que visa fomentar o reforço da ajuda humanitária, a melhoria das competências e habilidades dos assistentes sociais, o desenho de novos programas de formação, e a necessidade de apostar na participação e co-design como estratégias para melhorar a inclusão social.

«A emergência social em tempos de estado de emergência assume duas dimensões de Intervenção de Emergência Social: Situações de emergência em cenários de exceção e Situações de emergência para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Sensibilizar para a necessidade de implementar planos de formação avançada inovadores que proponham novas abordagens e metodologias de ensino, aprendizagem e investigação, baseadas em evidências da prática interdisciplinar e interprofissional. Aumentar as linhas de financiamento para a investigação social aplicada. Inclusão do Serviço Social e da Ação Humanitária na Agenda Europeia como uma prioridade de formação e investigação

Jorge Ferreira | Professor no Iscte, subdiretor do departamento de Ciência Política e Políticas Públicas, diretor da Licenciatura Serviço social, investigador no CIES-Iscte.

Esta iniciativa teve lugar no âmbito da Escola de Inverno Iscte em Ação Humanitária, resultado do projeto INOVHUMRE, coordenado pelo Iscte e desenvolvido em parceria com diversas instituições da Turquia (Hacettepe Universitesi, Sened Derneği e Sosyal Hizmet Uzmanları Derneği Ankara Şubesi), Espanha (Universidad Nacional de Educacion a Distância – UNED e Magtel Foundation), Portugal (Instituto Marques de Valle Flor), Colômbia (Icesi University) e Brasil (Fundacao Getulio Vargas).

«A Escola de Inverno de Ação Humanitária pretendeu pôr em trabalho conjunto dois projetos Erasmus+ coordenados pelo Iscte que chegam ao fim em simultâneo. Foram duas experiências de cooperação pluricontinental, trocando saberes entre Europa, África, Médio Oriente e América Latina. Forma também oportunidade de aproximar o pensamento da ação humanitária dos contextos em que decorrem grandes intervenções e há grandes preocupações. O nosso trabalho esteve focado em dois temas. Procurámos reforçar o ensino de ação humanitária numa intensa proximidade entre o Iscte e cinco universidades de Cabo Verde e Moçambique. Trouxemos para o centro do debate o tema da avaliação de programas. E, claro, foi uma oportunidade para estudantes, professores e profissionais vindos de oito países diferentes pensarem o futuro a partir desta experiência, finalmente juntos e ao vivo, após os anos da pandemia que tornaram um desafio conduzir estes projetos e conduzir a parceria.»

Paulo Pedroso | Professor no Iscte, investigador no CIES-Iscte, coordenador do projeto INOVHumRe Innovation in Humanitarian Response.

A declaração pode ser consultada aqui.

Fonte: https://icsw.org/