ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Foram publicados no dia 5 de agosto os resultados finais da 2.ª edição do concurso de estudos de ciência para as políticas públicas. Nesta edição, foram selecionados 18 estudos liderados por investigadoras/es de várias áreas científicas, em linhas temáticas distintas que correspondem a necessidades concretas de política pública identificadas pela RePLAN — Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública.
Entre os estudos selecionados, encontram-se 3 conduzidos por investigadores do Iscte:
Este estudo tem como principal objetivo o desenho de um quadro de indicadores de monitorização e avaliação de apoio aos decisores e às estruturas de gestão do Programa de Apoio Sustentado na modalidade quadrienal (PAS4), implementado pela Direção-Geral das Artes (DGARTES).
O projeto ClimatEquality tem como objetivo desenvolver um diagnóstico integrado e compreensivo acerca dos impactos das alterações climáticas nas desigualdades no domínio dos rendimentos do trabalho e fiscalidade, bem como contribuir para o desenho e avaliação de políticas públicas nesta área.
Este projeto tem como objetivo criar um sistema de indicadores para a política de rendimento social de inserção (RSI), servindo de base para a criação de um modelo de avaliação de prestação de serviço desta política.
Estão disponíveis mais informações sobre os projetos selecionados aqui.
Cada um dos projetos culminará com a entrega de um policy brief com recomendações fundamentadas para os problemas identificados. Foram valorizadas colaborações com entidades da Administração Pública e parceiros da sociedade civil no contexto das temáticas abordadas.
O Concurso Science4Policy integra-se num portefólio de projetos do PlanAPP que visa promover uma cultura de ciência para as políticas públicas e aproximar as comunidades de investigadores e decisores políticos.