ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Iscte

A intervenção social «é a única área da economia que cria emprego»

2013-12-10

A Semana da Responsabilidade Social, do ISCTE-IUL, alertou para a importância da acção social e da cooperação entre empresas e universidades  

 




Paula Guimarães, Diretora do Gabinete de Responsabilidade Social do Montepio, foi uma das oradoras da conferência «Boas práticas de responsabilidade social das empresas na relação com as universidades» e destacou a importância da economia social no contexto económico português.
«Para quem trabalha na área da intervenção social é fundamental incluir as universidades», acrescentou. O Montepio estabelece negociações com várias faculdades do país e o ISCTE-IUL é uma delas.
Os intervenientes da conferência falaram sobre as relações e os projectos desenvolvidos entre empresas e universidades. Foi sublinhada a importância da ação social no âmbito educacional e empresarial.
Teresa Salema, da Fundação Portugal Telecom, referiu o apoio tecnológico a instituições de ensino superior fornecido por esta entidade. O objectivo é facilitar o processo de aprendizagem e fomentar o voluntariado de competências – conceito que se prende com a utilização de competências individuais para ajudar os outros.
«As universidades foram consideradas pela EDP um stakeholder prioritário» afirmou Miguel Coutinho, Diretor no Grupo EDP. A empresa identificou vários projectos que podem ser trabalhados em conjunto com as universidades.
Luís Roberto, Vice-presidente do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), explicou de que forma os seus associados implementam iniciativas de responsabilidade social.
A conferência foi moderada por Mercedes Balsemão, Presidente da SIC Esperança, que salientou o projeto «Liberdade de Expressão» da fundação a que preside. O objectivo é suscitar a reflexão e o debate nas escolas sobre a importância da liberdade de expressão.
Os convidados destacaram a importância desta iniciativa do ISCTE-IUL, no contexto de crise social e económica que Portugal atravessa.

 

Inês Almeida e Sofia Santana

(alunas da Pós-Graduação em Jornalismo do ISCTE-IUL)