ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Institucional

Fundo Ambiental, através das verbas do PRR, apoia investimento na eficiência energética do Iscte

2023-05-10
Publicado por
Gabinete de Comunicação

O Iscte assumiu com o Fundo Ambiental a redução do consumo de energia primária em 32, 8%, uma redução anual de emissões de CO2 equivalente de 36,3%, e  redução global dos consumos de água na ordem dos 40%.

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, representado pela reitora Maria de Lurdes Rodrigues, e o Fundo Ambiental - Beneficiário Intermediário do Investimento TC-C13-i02, designado por “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, enquadrado na Componente C13 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – assinou ontem, 10 de maio de 2023, o termo de aceitação através do qual é concedido o necessário apoio financeiro a aplicar na execução do projeto de investimento designado “Eficiência Energética no Campus Iscte”.

O projeto Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central enquadra-se na renovação energética dos edifícios do Iscte, que terá de estar concluído em maio de 2025. Traduz-se num investimento total de mais de 4 milhões 101 mil euros, dos quais 3 milhões 826 mil euros são financiamento do PRR.

As obras iniciar-se-ão de imediato, pelo que se solicita a toda a comunidade do Iscte (professores, investigadores, estudantes e funcionários) a melhor compreensão para pontuais transtornos suscitados no normal funcionamento da instituição.

Em termos concretos, a implementação de melhorias rumo à eficiência energética destaca a substituição de vãos envidraçados, a substituição de toda a iluminação dos edifícios E1, E2 e E3, a renovação dos sistemas de produção AVAC dos edifícios E1 e E2, e a implementação de um sistema de gestão técnica centralizada dos sistemas técnicos do campus Iscte. 

Inclui-se ainda a “aplicação de isolamento na cobertura exterior do edifício E1" e a “renovação de equipamentos terminais e tubagem da rede de distribuição de água”.

Estas medidas, conjugadas com investimentos próprios do Iscte, permitirão cumprir o Plano de Eficiência Energética do Iscte que se encontra aprovado e submetido no ECO.AP 2030, Programa de Eficiência de Recursos na Administração Pública para o período até 2030.

Nos termos acordados entre as duas entidades, Iscte e Fundo Ambiental, as obras estarão concluídas a 10 de maio de 2025.