ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Investigação

Bolsa de Investigação - Projecto Coast to Coast

2017-02-23
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação [BI/02/2017 – DINÂMIA/CET-IUL] no âmbito do Projeto “Coast to Coast – Desenvolvimento infraestrutural tardio na antiga África continental portuguesa (Angola e Moçambique): Análise históricocrítica e avaliação póscolonial” (referência PTDC/ATPAQI/0742/2014), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).
 
Este projeto de investigação é desenvolvido pelo DINÂMIA’CET-IUL (ISCTE-IUL), nas seguintes condições:
 
Área Científica: Ciências Documentais - Arquivo.
 
Requisitos de admissão: a) Licenciatura em Ciência da Informação ou em Ciências da Informação e da Documentação, ou Pós-graduação em Ciências Documentais-Arquivo ou equivalente com a classificação mínima de 14 valores; b) Experiência de tratamento arquivístico adequada ao projeto
 
Fatores de preferência: a) Experiência de tratamento arquivístico de documentação produzida pela administração colonial portuguesa; b) Experiência de investigação adequada ao projeto c) Domínio de programas informáticos adequados às funções a desempenhar
 
Plano de trabalhos: a) Pesquisa bibliográfica e de documentação relevante para a história custodial e arquivística e para o estudo orgânico funcional dos serviços produtores da documentação relativa às obras públicas geridas pela administração colonial portuguesa entre meados do séc. XIX e a década de 30 do séc. XX. b) Organização, descrição, acondicionamento e reinstalação de documentação produzida essencialmente pela 3ª Repartição da Direção Geral do Ultramar e pela Repartição de Obras Públicas, Portos e Viação da Direção Geral do Fomento Colonial, entre meados do séc. XIX e a década de 30 do séc. XX; c) Colaboração na preparação da exposição final, nomeadamente ao nível da seleção de documentos e da produção do respetivo catálogo; d) Apoio geral à execução do projeto por meio da elaboração de relatórios e colaboração na redação de artigos científicos e outras formas de disseminação de resultados.
 
Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e atualizado com o Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, com entrada em vigor a 27 de agosto e com a Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)
 
Reserva de Recrutamento: Aplica-se a reserva de recrutamento dos candidatos por ordem de classificação, em caso de rescisão/desistência do(a) candidato(a) seleccionado(a).
 
 
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Arquivo Histórico Ultramarino, Palácio da Ega, Calçada da Boa-Hora, n.º 30, 1300-095 Lisboa.
 
Orientação: Ana Canas Delgado Martins e Manuela Portugal (DGLAB, Arquivo Histórico Ultramarino)
 
Duração da bolsa: : A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renováveis no decurso do projeto, com início previsto em 15 de março de 2017.
 
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745 euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
 
Métodos de seleção: Os métodos de avaliação a utilizar serão os seguintes: 1ª fase – avaliação curricular, 2ª fase – entrevista aos candidatos selecionados com base na avaliação curricular.
 
Composição do Júri de Seleção:
Professora Doutora Ana Vaz Milheiro, DINÂMIA’CET-IUL (Presidente do Júri)
Professor Doutor Paulo Tormenta Pinto, DINÂMIA’CET-IUL
Doutora Ana Canas, Universidade de Lisboa
 
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão divulgados a todos os candidatos por correio eletrónico.
 
Apresentação das candidaturas:
As candidaturas deverão ser apresentadas por carta de motivação, indicando no assunto a referência da bolsa a que se candidatam (BI/02/2017 – DINÂMIA/CET-IUL), acompanhadas da seguinte documentação:
• Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa, nomeadamente, certificado de habilitações;
Curriculum vitae do candidato, incluindo os dados de identificação oficial;
• Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.
 
Prazo para apresentação de candidaturas: 8 de março de 2017
 
Envio da documentação: A documentação deverá ser enviada para: dinamia@iscte.pt
 
Mais informação disponível em http://dinamiacet.iscte-iul.pt/