ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Apresentação

O Departamento de Métodos de Pesquisa Social – um dos mais recentes na nova orgânica do Iscte – integra a Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP). Abrange três áreas científicas: Métodos de Pesquisa Social, Estatística e Análise de Dados em Ciências Sociais e Demografia.

O Departamento tem a responsabilidade de gerir mais de 50 unidades curriculares, de 1º 2º e 3º ciclos, integradas na formação oferecida pela Escola de Sociologia e Políticas Públicas; colabora ainda com Departamentos de outras Escolas do Iscte na lecionação e coordenação de mais de uma dezena de unidades curriculares da área dos Métodos de Pesquisa Social e da Estatística e Análise de Dados em Ciências Sociais.

As múltiplas unidades curriculares afetas ao Departamento de Métodos de Pesquisa Social têm por objetivo o desenvolvimento de conhecimentos e competências nos seguintes domínios: estatística e análise de dados, métodos e técnicas de investigação extensivos e intensivos, metodologias qualitativas de análise de dados, demografia, indicadores e fontes estatísticas, desenho de pesquisa e pesquisa de terreno.

O Departamento de Métodos de Pesquisa Social tem a coordenação científica da Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais.

O corpo docente é na sua maioria constituído por sociólogos com larga experiência de docência e de investigação e integra também investigadores-docentes, o que se reflete numa relevante publicação científica nacional e internacional. Tal contribui decisivamente para uma adequada articulação entre a componente teórica e a aplicação, em situações reais de pesquisa, das diferentes metodologias quantitativas e qualitativas, fortalecendo a qualidade da investigação produzida, e permitindo a permanente atualização dos conteúdos programáticos das unidades curriculares afetas ao Departamento.