ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Apresentação


O Iscte Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972, que dispõe de campi em Lisboa e Sintra.

Em 2010 foi implementada uma nova estrutura organizacional que resultou na composição de unidades orgânicas descentralizadas: quatro Escolas, 16 Departamentos, oito Unidades de Investigação.

Em 2021 foi lançada uma nova unidade, Iscte-Sintra, com o propósito de ser “a primeira escola universitária de referência no domínio das Tecnologias Digitais em Portugal”. O Iscte Sintra Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade começou a lecionar no ano letivo 2022-2023, com a oferta de oito cursos de licenciatura que combinam áreas disciplinares de tecnologias digitais com áreas disciplinares das ciências sociais, económicas e humanidades.

Hoje, as áreas de ensino e investigação do Iscte estão organizadas em cinco escolas: Escola de Ciências Socias e Humanas; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Escola de Gestão; Escola de Tecnologias e Arquitetura e a mais recente Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade, localizada em Sintra.

Com mais de 14 000 estudantes, 328 docentes de carreira, 467 investigadores afetos a I&D e mais de 300 funcionários não docentes, o Iscte orgulha-se de ser uma das universidades mais dinâmicas e inovadoras do país.

Em 2020, o Presidente da República distinguiu o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa com a Ordem da Instrução Pública.

Registando uma forte procura, o Iscte oferece nos três ciclos do Ensino superior mais de 100 cursos, além de outras formações e pós-graduações. As suas Escolas têm preenchido a totalidade das vagas disponíveis. O Iscte apresenta uma elevada taxa de empregabilidade dos seus diplomados, atingindo, na maioria das áreas, resultados próximos de 100%.

Os cursos são frequentados por estudantes de 96 nacionalidades e os alunos estrangeiros correspondem a 25% do total. Na atualidade 60% dos estudantes frequentam ensino pós­‑graduado (mestrados, doutoramentos e pós-graduações).

Em 2022, a instituição assinalou o seu 50.º aniversário, a par dos 50 anos da Reforma Veiga Simão e da Democracia, com um fórum que reuniu instituições e dirigentes do Ensino Superior: o “Encontro Nacional “Universidades: Chave para o Futuro”.

Em novembro de 2023 é inaugurado o Edifício 4 do Campus Iscte, o Iscte Conhecimento e Inovação, um complexo destinado ao Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias (CVTT). Esta infraestrutura de investigação e transferência de conhecimento criada em 2019 – passou a reunir as oito unidades de investigação (classificados, na totalidade, com Excelente ou Muito Bom), 13 laboratórios e 9 observatórios.

O campus principal do Iscte localiza-se no centro de Lisboa. Integra quatro edifícios (cerca de 45 000 m2), um dos quais vencedor de um prémio de arquitetura Valmor. O acesso ao campus é livre e aberto a todas as pessoas.