ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Observatórios

Os Observatórios são estruturas independentes associadas a unidades de investigação, que colocam o enfoque do seu trabalho em problemas e temáticas de especial destaque nas sociedades contemporâneas.

As equipas dos observatórios abordam criticamente as respetivas áreas de enfoque, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e para a transferência de conhecimento para a sociedade. Contribuem ainda para a definição de metodologias de investigação, para a definição e avaliação de políticas públicas, e prestam serviços de análise e consultoria.

Observatórios no Iscte

Observatório da Democracia e da Representação Política

O Observatório da Democracia e da Representação Política (ODRP) enquadra-se na Unidade de investigação CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia), é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia e conta ainda com o patrocínio institucional da Comissão Nacional de Eleições, nomeadamente colaborando na realização dos inquéritos aos candidatos.

O ODRP tem como principais objetivos consolidar e estender a longa tradição de estudo da representação política democrática no CIES-Iscte, nomeadamente realizando inquéritos regulares aos candidatos às eleições legislativas (eleitos, deputados, e não eleitos) integrados na rede internacional Comparative Candidate Survey, recolher e divulgar dados sobre movimentos sociais e políticos e sobre a democracia e a representação política em Portugal, na Europa e no Mundo. Pretende ainda contribuir para o debate de temas atuais por meio da realização de eventos que reúnam as várias áreas científicas do Grupo “Política e Cidadania” do CIES-Iscte (Ciência Política, Sociologia, Serviço Social, Políticas Públicas), e gerar publicações científicas conjuntas nestas áreas.

Contactos

Diretora: Guya Accornero
Subdiretor: José Santana-Pereira

Observatório das Desigualdades

O Observatório das Desigualdades é uma plataforma para a investigação científica e a disseminação do conhecimento sobre as desigualdades sociais, e suas numerosas dimensões sociais tais como desigualdades no emprego, no rendimento e na riqueza, na educação, nas qualificações e nas competências, de género e de idade, raça e etnicidade, saúde e estilos de vida, entre outras.

O Observatório é uma estrutura independente, estabelecida e coordenada pelo Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES - Iscte), tendo como parceiros o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (IS-UP) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores (CES-UA). Disponibiliza ao público informação e análises sobre a desigualdade, promovendo a cidadania e contribuindo para a definição e avaliação de políticas públicas.

O Observatório das Desigualdades é membro fundador da Rede Europeia Inequality Watch.

Contactos

Diretor: Renato Miguel do Carmo

(+351) 210 464 018
Observatório da Emigração

O Observatório da Emigração (OEm) leva a cabo uma análise baseada nos factos sobre os dados da emigração portuguesa de forma a informar os media, os debates públicos e políticos, e a gerar investigação de elevada qualidade.

O Observatório está baseado no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES - Iscte) e é apoiado e financiado por uma parceria entre o Iscte e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. A equipa reúne investigadores de um amplo leque de disciplinas do Iscte, tendo as suas atividades aconselhamento de um Conselho Consultivo de Peritos composto por especialistas em dados e análise sobre as migrações das universidades portuguesas, do setor público e de associações de emigrantes. O OEm acolhe regularmente oradores-investigadores internacionais, tendo estabelecido múltiplas parcerias, incluindo organizações internacionais, observatórios de migrações e redes de investigação, nomeadamente a Rede Migra, uma rede com mais de 250 investigadores de 18 países que estudam a migração internacional de e para Portugal.

Contactos

Coordenação Científica: Cláudia Pereira
Coordenação Executiva: Inês Vidigal

(+351) 210 464 018
Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC)

O Observatório Português das Atividades Culturais tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais, visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas, com ênfase na realidade portuguesa, sem, contudo, descurar perspetivas comparativas transnacionais que incluam Portugal, em particular no âmbito da União Europeia.

O Observatório é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES - Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica.

Contactos

Diretor: José Soares Neves

opac.cies@Iscte.pt
(+351) 217 464 010
Nascer.pt - Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento

O Nascer.pt é uma estrutura de investigação permanente, lançada em 2017 e acolhida pelo CIES-Iscte.

Tem como objetivo potenciar o conhecimento em torno das condições e características dos nascimentos em Portugal, contribuir para o crescimento da Sociologia do Nascimento e, ao mesmo tempo, promover o cruzamento entre estruturas e abordagens multidisciplinares no estudo do nascimento, a nível nacional e internacional.

Através da produção e divulgação de informação de cariz essencialmente científico, o laboratório nascer.pt vem reforçar o debate em torno das práticas, políticas e paradigmas do Nascimento.

Contactos

Coordenadora: Dulce Morgado Neves
Coordenador: Mário Santos
Coordenadora: Sónia Cardoso Pintassilgo

Observatório do Emprego Jovem

O Observatório de Emprego Jovem (OEJ) enquadra-se na Unidade de Investigação DINÂMIA’CET - Iscte (Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território) e é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O OEJ propõe-se a criar um repositório de conteúdos e investigações dedicados exclusivamente ao mercado de trabalho dos jovens, aproveitando as sinergias e os espaços de interação entre os projetos do DINÂMIA’CET - Iscte dedicados à área do Trabalho.

O foco do Observatório recai sobre três áreas de estudo - desemprego jovem, qualidade de emprego dos jovens, e políticas de emprego dirigidas aos jovens – acerca das quais se pretende, como objetivo central do projeto, produzir publicações com elevado impacto na sociedade, nomeadamente relatórios e policy briefs, e disponibilizar dados chave regularmente atualizados.

Contactos

Diretor: Paulo Marques
Diretora: Fátima Suleman
(+351) 21 046 4031

Observatórios com colaboração Iscte

EurWORK - European Observatory of Working Life

Os antigos observatórios do Eurofound sobre as relações industriais (EIRO) e as condições de trabalho (EWCO) foram reunidos para formar o EurWORK: the European Observatory of Working Life (Observatório Europeu da Vida Laboral). O DINÂMIA’CET - Iscte, como representante nacional do antigo EIRO, colabora atualmente com o EurWORK.

O EurWORK reúne amplos recursos sobre as condições de trabalho e de relações industriais, sendo apoiado por uma rede de correspondentes europeus que cobre todos os Estados Membros da União Europeia e a Noruega. O Eurofound leva a cabo dois inquéritos regulares sobre questões laborais: o European Working Conditions Survey (EWCS) e o European Company Survey (ECS), que constituem um importante recurso adicional para o Observatório.

O EurWORK centra-se num leque de assuntos relacionados com o trabalho, como sejam: principais atores e instituições; relações individuais e coletivas de trabalho; competências, aprendizagem e empregabilidade; salários; saúde e bem-estar no trabalho; organização do trabalho; tempo de trabalho e conciliação trabalho-vida; e desenvolvimentos atuais do trabalho ao nível europeu.

European Employment Observatory (EEO)

O European Employment Observatory (EEO) é um sistema de informação sobre as políticas de emprego e tendências do mercado de trabalho na União Europeia. Tem como missão a análise das previsões de desenvolvimentos no mercado de trabalho, sobretudo nos setores de atividade mais afetados pelo preenchimento do mercado interno.

Tem como principais tarefas a recolha de informação e dados estatísticos dos Estados Membros; a análise dos grandes desenvolvimentos por setor; e a disseminação de resultados pelos intervenientes sociais, nomeadamente os parceiros sociais europeus.

O Observatório é composto por representantes dos Estados Membros, dos países candidatos e de países membros da Área Económica Europeia (AEE). Funciona com base num grupo de acompanhamento e de uma rede de peritos, o SYSDEM – Sistema Comunitário de Documentação e Emprego. O SYSDEM é uma rede de peritos de instituições de pesquisa nacionais. O DINÂMIA’CET-IUL é a instituição de acolhimento do perito nacional (Reinhard Naumann) que atualiza os dados relativos à realidade laboral portuguesa. 

Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP)

O Observatório das Famílias e das Políticas de Família (OFAP) tem por objetivo aprofundar e divulgar o conhecimento sobre as famílias e as políticas de família na sociedade portuguesa.

Acompanhar a evolução das formas e dinâmicas da vida familiar, assim como o seu impacto nos padrões demográficos, e monitorizar e divulgar a legislação e as políticas de família - ou seja, as acções governamentais e outras iniciativas que regulam e apoiam a vida familiar em Portugal – constituem as duas grandes linhas de actuação do OFAP.

Criado no início de 2010, é uma estrutura orgânica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL), onde está situado, e tem a coordenação científica de Karin Wall. No final do mesmo ano celebrou uma parceria com o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES - Iscte).

Contactos

Coordenação científica : Karin Wall

(+351) 217 804 700