ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close
Internacional

1.ª Edição da Rede Estudantil das Alianças decorreu no Iscte com participação de representantes nacionais e europeus

2025-11-19
Publicado por
ISCTE
REA
REA 1


Ao longo de dois dias, os participantes envolveram-se em sessões de formação, mesas-redondas e debates dedicados à inovação pedagógica, ao envolvimento estudantil na governação das alianças, à inclusão e ao impacto e futuro do Ensino Superior europeu.

O evento contou com a presença de várias personalidades de destaque no ecossistema do Ensino Superior:

  • Helena Carreiras, Vice-Reitora do Iscte para a Internacionalização e Aliança Europeia PIONEER;
  • Patrícia Pinto Rosado, Presidente do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica no Ensino Superior;
  • Ana Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação;
  • Paula Tavares, Coordenadora do FOR.UE.PT - Fórum das Universidades Europeias em Portugal;
  • Luís Castro, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa.


Ainda na qualidade de organizadores e moderadores dos vários painéis, estiveram presentes, Daniel Aragão, Presidente do Fórum Académico para a Informação e Representação Externa (FAIRe), Pedro Neto Monteiro, Presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL), e Marco António de Andrade, Presidente da AEISCTE.

O painel “O Futuro e Sustentabilidade das Alianças de Universidades Europeias” destacou a importância da cooperação institucional, da participação estudantil informada e dos mecanismos de governança que reforçam a voz dos estudantes no espaço europeu de Ensino Superior.

No segundo dia, a European Students’ Union dinamizou um workshop em formato world café, onde os participantes construíram recomendações sobre a estrutura ideal da representação estudantil nas alianças e os níveis mínimos de participação nos seus órgãos de decisão.

Na sessão de encerramento, a AEISCTE sublinhou o valor desta rede de colaboração estudantil e reforçou o compromisso do Iscte em continuar a promover iniciativas que fortaleçam a participação dos estudantes no desenvolvimento das alianças europeias.

A REA 2025 contou com o apoio da Agência Nacional Erasmus+, do Conselho Nacional para a Inovação Pedagógica, do FOR.EU.PT, da European Students’ Union e da Federação Académica de Lisboa.


REA 2
REA 3